A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) realizou nesta terça-feira (27) uma videoconferência com as 21 Gerências Regionais de Educação para falar sobre a atualização dos dados do censo escolar, um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. As informações são utilizadas para definir as transferências de recursos públicos como alimentação e transporte escolar e distribuição de livros.
O superintendente institucional da Seduc, José Barros, conta que a videoconferência é necessária, pois o sistema irá fechar no próximo dia 5 de novembro.
"Precisamos fazer esse levantamento em todas as escolas para sabermos ser houve alguma alteração no número de alunos, além de descobrimos se alguma escola não ficou registrada, se há alguma modalidade de ensino de fora, pois é vital haver um número correto já que se trata de verbas a serem recebidas. E a videoconferência é a forma mais eficaz de realizarmos essa reunião, pois há uma maior mobilização com participação de todas as regionais", conclui.
Até o momento o censo escolar da rede estadual conta com o total de 224 mil e 249 alunos, mas a expectativa é de que haja um aumento desse número com a última atualização do número de cadastrados.