CEMTI Didácio Silva apresenta projeto na PiauíTec 2015
21/10/2015
O Centro de Educação em Tempo Integral - CEMTI Didácio Silva, é uma das escolas que participou na noite desta terça-feira (20) da abertura da PiauíTec 2015, ação integrante da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, promovida pelo SEBRAE. A solenidade de abertura aconteceu no parque Potycabana com a presença do governador do Estado, Wellington Dias; do Diretor da Unidade de Educação e Mediação Tecnológica da Secretaria da Educação, Ellen Gera e de outras autoridades.
A Semana integra o calendário nacional e vem este ano com o tema "Luz, Ciência e Vida", que tem pretende celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) declarou 2015 como o Ano Internacional da Luz. A iniciativa almeja dar destaque à importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos, assim como no futuro e no desenvolvimento das sociedades de todo o mundo.
Oitenta projetos nas áreas de robótica, física, química, engenharia elétrica e civil serão apresentados ao público durante o evento. os alunos do Didácio Silva apresentaram um microcontrolador, software embutido em um controle remoto capaz de automatizar diversas atividades domésticas, como ligar e desligar lâmpadas e eletrodomésticos de uma casa.
"Pegamos o conteúdo da sala de aula, pesquisamos e aplicamos nesse projeto que pode gerar economia para as famílias e é plenamente possível de ser aplicado no dia-a-dia" explicou Jéssica Fernandes, aluna do 3º ano do ensino médio.
O diretor do Didácio Silva, Alberto Machado, falou que o projeto foi denomidado "Arduino - Acendendo Leds por computador" e tem por objetivo também controlar iluminações de cidades e fluxo de luz pelo celular.
Ainda durante o evento, o secretário de Estado de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Luís Coelho, vai proferir a palestra "O Papel Institucional da Seminper sobre Energias Renováveis no Estado do Piauí" e o médico Bruno Aragão Rocha, do Hospital Sírio-Libanês, vai abordar o tema "Como Unir Ciência, Inovação e Negócios; o caso da 3Dux".
Além das palestras serão realizados seminários, clínicas tecnológicas, mesas-redondas, exposições, minicursos, bem como apresentação de trabalhos dos parceiros das universidades e faculdades. O PiauíTec 2015 tem como parceiros o Sebrae, Seminper, Seduc, Senac, Agência de Fomento, IEL, UFPI, Uespi, IFPI, Estácio Ceut, Uninovafapi, Facid, Faculdade Maurício de Nassau e Santo Agostinho.