Ícone buscar

Transforma Educação quer beneficiar mais de 7 milhões de professores

  • 16/10/2015

Em uma parceria com o Ministério da Educação, mais de 7 milhões de professores das redes públicas estaduais e municipais em todo Brasil serão beneficiados com o Transforma, programa de Educação dos Jogos Rio 2016 que já impacta em mais de um milhão de pessoas. Considerado um dos principais legados dos Jogos, o Transforma tem como objetivos ampliar o cardápio esportivo das escolas e promover Valores Olímpicos e Paralímpicos. O conjunto de Secretarias de Educação Estaduais e do Distrito Federal, por meio do Consed, faz parte da coordenação de mobilização das comunidades escolares.

Os Desafios Escolares são abertos para qualquer escola do país. Estudantes do Ensino Fundamental e Médio de todo Brasil podem participar. Cada escola poderá inscrever uma equipe de 3 a 10 alunos, com a orientação de um professor. Os participantes fazem a inscrição, enviam uma foto da sua tocha e uma mensagem de paz e começam o revezamento virtual.

Nessas atividades, os alunos trabalham os valores Olímpicos e Paralímpicos em temas relacionados aos Jogos Rio 2016. Além disso, eles desenvolvem qualidades de liderança e protagonismo juvenil, e engajam a comunidade escolar. O segundo Desafio de 2015 é o Revezamento da Tocha. As escolas devem construir uma tocha criativa com materiais variados, escrever uma mensagem de paz e promover um revezamento virtual. 

Além da entrada de novas escolas, a parceria possui uma plataforma on-line que oferece cursos e capacitações inéditas para profissionais de educação em três idiomas (português, inglês e espanhol). ?A parceria com o MEC é essencial para levarmos os Jogos Rio 2016 para todo o País. Estamos aproveitando o maior evento esportivo do mundo para construir um legado educacional consistente?, comenta Vanderson Berbat, gerente de Educação dos Jogos Rio 2016.

O Transforma iniciou suas atividades em 2014 e já está presente em 2.135 escolas nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais e Brasília. Em um ano de projeto, diversas escolas já introduziram esportes pouco praticados no Brasil nas aulas de educação física, como hóquei sobre grama, rugby e goalball.

Outras Notícias

Notícias
04/07/2025

De Buriti dos Montes, Estudante Seduc é anunciada Jovem Senadora 2025 e representará o Piauí em Brasília

Notícias
04/07/2025

Secretário Washington Bandeira apresenta boas práticas do Piauí em formação docente durante evento nacional em São Paulo

Notícias
04/07/2025

Turismo Escolar: em Oeiras, Estudantes Seduc do CETI Cônego Cardoso exploram sítios históricos da primeira capital piauiense

Notícias
03/07/2025

Estudantes Seduc levam soluções tecnológicas para feira NEON 2025

Notícias
03/07/2025

Clube de Leitura do CETI Zulmira Xavier transforma Escola em palco de arte, poesia e história

Notícias
03/07/2025

Estudantes Seduc são premiados na 10ª Expoceti, em Pernambuco, com projeto de IA voltado à Educação