Palavra de Criança deverá ser modelo para outros países
13/10/2015
Quatro técnicos estrangeiros da Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Results for Development Institute estarão no Piauí durante toda esta semana para conhecer de perto o programa Palavra de Criança. O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Unicef e prefeituras municipais, tendo como finalidade a alfabetização das crianças na idade certa.
Nos dois primeiros dias, a delegação irá participar da 2ª capacitação para formação de professores por meio dos coordenadores municipais, que será realizada até esta quarta-feira (14) no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Depois a delegação deve visitar escolas nos municípios de Buriti dos Montes e Castelo do Piauí.
Atualmente, 72 municípios do Estado estão participando do Palavra de Criança, que foi um dos cinco projetos selecionado entre mais de 150 inscritos no Unicef.
"O Palavra de Criança foi considerado um dos cinco mais importantes projetos brasileiros voltados para a educação. Viemos aqui para saber como o projeto funciona na prática e como ele pode evoluir para que, depois de feito um relatório, ele possa ser reaplicado em outros estados e até em outros países", destaca Daniel Plaut, um dos integrantes da delegação.
Para a Secretária da Educação, Rejane Dias, o projeto é muito importante porque não apenas contribui com a educação das crianças, mas também incentiva a família a participar. "O Palavra de Criança é um programa inovador e alinhado com o nosso propósito na Seduc, que é de mudar a realidade da educação no Piauí. E corrigir as falhas nos primeiros anos do ensino fundamental é essencial para uma educação continuada", avalia.
Entre as principais diretrizes do Palavra de Criança destacam-se que pelo menos 70% das crianças deverão estar em condição de ler, escrever e compreender um texto adequado a sua idade ao final do segundo ano do ensino fundamental; todas as crianças frequentando Centros de Educação Infantil e escolas por 200 dias e 800 horas anuais; todas as crianças matriculadas no 2° ano do ensino fundamental sendo avaliadas quanto ao nível de alfabetização.