Escola realiza workshop de administração incentivando empreendedorismo
07/10/2015
A tarde desta quarta (7) no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Prof. Ruy Leite Berger Filho foi marcada por uma movimentação diferente na escola com música, desfile e negociações. Os alunos do curso de administração realizaram o 1º Workshop em alusão ao dia do administrador comemorado no mês de setembro.
O evento idealizado pelos professores do curso e pela direção da escola teve como objetivo incentivar o surgimento de novas empresas, a capacitação dos alunos e da comunidade geral e foi logo abraçado pelos alunos.
"A princípio enfatizamos que a empresa criada poderia ser fictícia e os alunos manifestaram o desejo para que a comunidade pudesse vê-los no ambiente escolar, então resolvemos unir a vontade de apresentarem as empresas com a possibilidade de informar à comunidade sobre o microempreendedorismo e para nossa surpresa eles foram além da expectativa produzindo e comercializando os produtos há meses", destacou a coordenadora pedagógica Cristiane Lages.
Durante a programação do workshop, os 160 alunos das três séries do ensino médio apresentaram suas empresas desenvolvidas na disciplina de empreendedorismo voltadas para a área de informática, alimentícios e confecções.
"Fizemos a empresa como parte da disciplina de empreendedorismo na escola para vender nosso próprio produto. Tivemos a ideia de criar a empresa voltada para alimentação que sempre rende e nosso próximo passo é expandir", afirma Laiara Kelly, estudante do terceiro ano.

Já Jefferson Lucas resolveu investir no ramo da moda, chegando a organizar um desfile na escola. "Ano passado o pessoal quis fazer uma empresa de doces, mas esse ano vamos inovar fazendo uma pequena demonstração do funcionamento de uma empresa de moda. Nos dividimos e cada um ficou encarregado de uma tarefa envolvendo a decoração, o marketing e os produtos para apresentar", explica o estudante do segundo ano.
Foram realizadas ainda como parte da programação palestras com foco na elaboração de curriculum e entrevistas de emprego, microempreendedorismo individual, o fomento ao empreendedorismo ministradas por consultores empresariais e a oficina de orçamento familiar, em que os alunos ensinaram como controlar o orçamento com planejamento para a comunidade.