Seduc realiza Ciclo de formação do Palavra de Criança
07/10/2015
O 2º ciclo de formação do Programa Palavra de Criança está previsto para acontecer nos dias 13 e 14 de outubro, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), das 8h às 17h. O evento tem o objetivo de trabalhar as ações estabelecidas no Programa Palavra de Criança 2015 e ainda socializar saberes sobre a execução e monitoramento das ações previstas na primeira etapa do Programa, bem como as dificuldades manifestadas pelos municípios.
O evento contará com a presença de Coordenadores do Programa de 80 municípios participantes; representantes do UNICEF, da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura e do Instituto ProBem.
De acordo com Rosa Vila Nova, coordenadora do Palavra de Criança na Seduc, nessa edição 2015, o Programa visa fazer uma educação integral e integrada por isso o foco é a formação de professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental dos 80 municípios participantes. "Queremos implementar práticas pedagógicas que incluam estratégias de avaliação integral de aprendizagem, acompanhamento individualizado, escuta da criança, valorização da cultura da infância, e participação da família no acompanhamento da aprendizagem. Tudo isso leva em consideração a adequação ao desenvolvimento infantil e a capacidade das crianças de serem autônomas e construtoras de seu próprio conhecimento", explicou a coordenadora.
Durante o evento as ações e experiências exitosas do programa serão socializadas e compartilhadas pelos municípios.
Palavra de Criança - O projeto é uma parceria do Governo do Estado, Unicef e prefeituras municipais. Entre as principais diretrizes do Palavra de Crianças, destacam-se: pelo menos 70% das crianças em condição de ler, escrever e compreender um texto adequado a sua idade ao final do segundo ano do ensino fundamental; todas as crianças frequentando Centros de Educação Infantil e escolas por 200 dias e 800 horas anuais; todas as crianças matriculadas no 2° ano do ensino fundamental sendo avaliadas quanto ao nível de alfabetização.