Alunos da UE Patronato conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
05/10/2015
Os alunos da Unidade Escolar Patronato Nossa Senhora de Lourdes conquistaram mais uma vez medalha na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A escola já tem um histórico de participação na OBA, em 2014 foram duas medalhas conquistadas. Já neste ano, os alunos do ensino médio conseguiram quatro medalhas, sendo uma de ouro, duas de pratas e uma de bronze. Participaram da OBA no Piauí cerca de 413 escolas da rede municipal, particular e estado.
São selecionados dez alunos de cada turma para serem inscritos na olimpíada e a seleção é realizada de forma voluntária. "Nós incentivamos os alunos durante as aulas na classe. Todos os alunos inscritos recebem reforço dentro do conteúdo de sala e através de aulas extras programadas pela coordenação da escola", declara Divina Maria de Sousa Costa, coordenadora da olimpíada na escola.
As correções das provas são realizadas na própria escola em que são aplicadas com base num detalhado gabarito enviado pela Comissão Organizadora da OBA. As provas com as dez maiores notas de cada nível são enviadas, pelos correios, à Comissão imediatamente após serem corrigidas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e dentro do prazo estipulado pela CO/OBA.
Serão enviados certificados para todos os alunos participantes da OBA. As escolas participantes também recebem livros, revistas e CDs com conteúdo de Astronomia, Astronáutica produzidos pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)
Aproximadamente 16,5 mil escolas realizaram as provas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O projeto é voltado para estudantes de ensino fundamental e médio e tem por objetivo divulgar a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens.
Organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) as provas foram realizadas no mês de maio, na própria escola, divididas em quatro níveis: Nivel 1: 1° a 3° ano Ensino Fundamental; Nível 2: 4° a 5° ano EF; Nível 3: 6° a 9° ano EF e Nível 4: 1° a 3° ano Ensino Médio. A prova é composta por dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica e a maioria das questões é de raciocínio lógico.