Cerca de 100 alunos do curso de enfermagem do Pronatec promoveram na manhã deste sábado (3), no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Luiz Barbosa Cortez/Premen Sul, o Projeto Ações em Saúde.
O evento integrou estudantes dos CEEPs José Luiz Barbosa Cortez/Premen Sul, Júlia Nunes e Edgar Tito, que devem se formar ainda nesse mês de outubro, e foi pensado para proporcionar aos futuros profissionais a demonstração do que aprenderam. "O Ações em Saúde foi desenvolvido para que os alunos colocassem em prática o que aprenderam no curso e também nos estágios. Aqui eles têm a oportunidade de externarem através dos trabalhos e em equipe a importância de oferecer bons serviços na área da saúde", afirmou Mardânia Menezes, supervisora do curso de Enfermagem pelo Pronatec da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Foram trabalhados 11 temas ligados à saúde da família. Os futuros profissionais técnicos em enfermagem desenvolveram projetos sobre saúde do homem - câncer de próstata, hipertensão, diabetes, citologia, DSTs, segurança do paciente, lei do acompanhamento do parto, álcool e drogas, planejamento familiar, hanseníase e tuberculose.
A enfermeira Acilinara Moura, conselheira do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), foi uma das palestrantes do evento e destacou a importância dos alunos conhecerem seus direitos, enquanto profissionais e ainda as possibilidades que o mercado de trabalho oferece. "É necessário que os alunos tenham uma visão do que vão encontrar no mercado de trabalho, que eles saibam que as possibilidades de encontrarem emprego estão além dos hospitais porque hoje o mercado absorve muitos técnicos em enfermagem em clínicas de estética, por exemplo. As áreas de atuação estão em expansão", enfatizou.
Durante o evento, dois temas foram trabalhados através de peças teatrais. A primeira abordou a Lei do Acompanhamento do Parto, pouco conhecida e que garante à mulher a oportunidade de ter alguém, de sua escolha, durante o parto. Érica de Moraes, aluna do CEEP Edgar Tito integrou a equipe que dramatizou o tema e disse que está satisfeita com o curso. "O curso é excelente e tenho certeza que vai abrir muitas portas para mim. Hoje, através dessa peça de teatro nós demonstramos que há muita informação que é desconhecida pela população e eu quero modificar isso", disse a aluna.
Na segunda, os alunos contaram a história de Wesley, um cidadão como muitos que não tem conhecimento dos seus direitos e vive nas ruas. Através desse personagem foi demonstrado como deve funcionar o Atendimento Humanizado nos postos de saúde e o trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional (agente de saúde, técnico de enfermagem, enfermeiro, médico e assistente social).
Os alunos do curso técnico em enfermagem do Pronatec/Seduc cumprem a carga horária de aulas nas escolas e desde o início desse ano, aqueles que estão na etapa final iniciaram os estágios na maternidade Dona Evangelina Rosa, Hospital Areolino de Abreu, Hospital do Dirceu e nos Postos de Saúde da Família (PSF).