A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Consed reúne secretários de educação de todo país para debater o ensino médio
28/09/2015
Representantes das Secretarias de Educação dos Estados de todo o Brasil participaram da III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), nos dias 24 e 25 de setembro, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Em pauta, a reforma curricular do ensino médio, tendo em vista a melhoria dos indicadores desta importante etapa escolar, com discussões sobre a Base Nacional Comum e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O evento teve participação do secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Binho Marques; do presidente do Inep, José Francisco Soares e do presidente do FNDE, Antônio Idilvan Alencar - Presidente do FNDE.
Durante o encontro foram tratados os cinco eixos: a Base Nacional Comum, lançada recentemente pelo ministro Renato Janine Ribeiro, o financiamento da Educação brasileira, o plano de cargos e carreiras dos profissionais do magistério, gestão escolar e a reformulação do ensino médio.
O superintendente Institucional do Piauí, José Barros Sobrinho, no evento representando a Secretaria de Educação, explica a importância desse encontro que debate as temáticas da educação, de forma articulada com o MEC e Sistemas Estaduais e Municipais. "É extremamente importante, atendendo que as políticas definidas pelo MEC tenham o posicionamento e definições por parte de quem as pratica", destaca.
O superintendente José Barros considera ainda que toda mudança curricular é parte de uma política de desenvolvimento do país, e, portanto, o currículo deve expressar coerência e articulação com esse projeto. "O planejamento curricular está adquirindo centralidade nas reformas educativas, e isso se comprova nas reformas curriculares em curso do ensino fundamental, médio e superior e também nos mecanismos de avaliação dos sistemas, como Saeb, Enem, dentre outros".
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