Ícone buscar

Consed reúne secretários de educação de todo país para debater o ensino médio

  • 28/09/2015

Representantes das Secretarias de Educação dos Estados de todo o Brasil participaram da III Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), nos dias 24 e 25 de setembro, em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Em pauta, a reforma curricular do ensino médio, tendo em vista a melhoria dos indicadores desta importante etapa escolar, com discussões sobre a Base Nacional Comum e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).



O evento teve participação do secretário de Articulação com os Sistemas de Ensino do MEC, Binho Marques; do presidente do Inep, José Francisco Soares e do presidente do FNDE, Antônio Idilvan Alencar - Presidente do FNDE.

Durante o encontro foram tratados os cinco eixos: a Base Nacional Comum, lançada recentemente pelo ministro Renato Janine Ribeiro, o financiamento da Educação brasileira, o plano de cargos e carreiras dos profissionais do magistério, gestão escolar e a reformulação do ensino médio.

O superintendente Institucional do Piauí, José Barros Sobrinho, no evento representando a Secretaria de Educação, explica a importância desse encontro que debate as temáticas da educação, de forma articulada com o MEC e Sistemas Estaduais e Municipais. "É extremamente importante, atendendo que as políticas definidas pelo MEC tenham o posicionamento e definições por parte de quem as pratica", destaca.



O superintendente José Barros considera ainda que toda mudança curricular é parte de uma política de desenvolvimento do país, e, portanto, o currículo deve expressar coerência e articulação com esse projeto.  "O planejamento curricular está adquirindo centralidade nas reformas educativas, e isso se comprova nas reformas curriculares em curso do ensino fundamental, médio e superior e também nos mecanismos de avaliação dos sistemas, como Saeb, Enem, dentre outros".

Outras Notícias

Notícias
16/05/2025

Seduc e Detran abrem inscrições para CNH Social Estudantil com 10 mil vagas gratuitas no Piauí

Notícias
16/05/2025

CCL é reinaugurado com estrutura moderna e foco em aulas práticas e imersivas

Notícias
16/05/2025

Gestores da 1ª GRE vivenciam imersão no CETI Augustinho Brandão e fortalecem excelência na Educação

Notícias
16/05/2025

Professores Seduc participam de formação do MEC para levar inovação e tecnologia às salas de aula

Notícias
15/05/2025

Estudantes Seduc levam leitura e matemática às ruas de Guadalupe em ação criativa de preparação para o Enem e Saeb

Notícias
15/05/2025

Pré-Enem Seduc Mais Pré-Saeb leva revisão interativa a Oeiras e Valença para mais de 1.600 estudantes