A Unidade Escolar Matias Olímpio, localizada no bairro Porenquanto, relembrou na manhã desta sexta- feira (25) as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, saúde e cidadania das pessoas com deficiência auditiva e promoveu uma comemoração para celebrar o Dia Nacional do Surdo, comemorado no Brasil em 26 de setembro. O evento aconteceu durante toda manhã no parque Potycabana com uma vasta programação.
Algumas atividades desenvolvidas no Parque demonstraram a integração e a harmonia existente entre os alunos com surdez e os que ouvem. Eles executaram o Hino Nacional Brasileiro e apresentaram uma música popular na língua brasileira de sinais - LIBRAS. Na programação aconteceu ainda a participação da banda de música do 25 BC e em seguida apresentações culturais.
"É emocionante e gratificante apresentar um trabalho deste e ver que a inclusão está realmente fluindo e todos se esforçam e todos querem aprender a língua brasileira dos surdos", afirmou o diretor da escola, Gilmar Furtado.
A gerente da Educação Especial da Seduc, Eleonora Sá, parabenizou as equipes que trabalham com educação especial, pelo excelente trabalho desenvolvido com os alunos. "Esta é a verdadeira inclusão, todas as crianças envolvidas neste cotidiano. Um trabalho que merece destaque pelo esforço e dedicação de todo o grupo", reforçou a gerente.
Participaram também da festa, o secretário para Inclusão da Pessoas com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, diretores, professores, interpretes e estudantes de escolas de surdos de Teresina, como a Unidade Joca Vieira, Adamir Leal, Matias Olímpio, Adamir Leal, Apae, dentre outros parceiros.
Para Raquel Andrade, diretora do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), que também é uma das parceiras no evento, o encontro contribui bastante para a socialização dos surdos . "O nosso objetivo no CAS é educar o sujeito, visando a constituição de sua identidade no âmbito social, político e cultural da sociedade. É oferecido também um serviço de educação especial para apoiar e complementar os serviços educacionais oferecidos aos surdos nas escolas normais, viabilizando a construção da educação inclusiva", afirma.
A estudante Kelly Lemos, 24 anos, aluna do 3º ano da Unidade Escolar Escolar Matias Olímpio, é um bom exemplo da educação especial. "Antigamente, nós, surdos, tínhamos muita dificuldades na escola por falta de intérprete e outros agravantes. Mas, agora tudo está melhorando, principalmente pela existência de centros especializados como o CAS. Até a nossa vida social mudou e a comunicação com nossos contatos pessoais também melhorou", declara Kelly, que prestará vestibular para o Curso de Letras/Libras.
A Federação Mundial dos Surdos celebra o Dia Internacional do Surdo no dia 30 de setembro, mas no Brasil o dia 26 de setembro foi instituído em alusão à data que lembra a inauguração em 1857 da primeira escola para surdos no País, o Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).
Outras Notícias
Notícias
04/07/2025
De Buriti dos Montes, Estudante Seduc é anunciada Jovem Senadora 2025 e representará o Piauí em Brasília
Notícias
04/07/2025
Secretário Washington Bandeira apresenta boas práticas do Piauí em formação docente durante evento nacional em São Paulo
Notícias
04/07/2025
Turismo Escolar: em Oeiras, Estudantes Seduc do CETI Cônego Cardoso exploram sítios históricos da primeira capital piauiense
Notícias
03/07/2025
Estudantes Seduc levam soluções tecnológicas para feira NEON 2025
Notícias
03/07/2025
Clube de Leitura do CETI Zulmira Xavier transforma Escola em palco de arte, poesia e história
Notícias
03/07/2025
Estudantes Seduc são premiados na 10ª Expoceti, em Pernambuco, com projeto de IA voltado à Educação
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.