A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
CIES realiza colóquio sobre a pessoa com deficiência na escola regular
23/09/2015
O Centro Integrado de Educação Especial (CIES) realizou, na manhã desta quarta-feira (23), a abertura da VIII edição do seu Colóquio. Com o tema "Dialogando com a Escola Regular Sobre a Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual", o evento se estende até sexta-feira (25) com uma vasta programação. O primeiro dia de atividades foi marcado por apresentações artísticas e palestras, todas voltadas para a temática da inclusão da pessoa com deficiência intelectual.
O Centro de Educação Especial realiza o Colóquio anualmente, sendo organizado pela instituição através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí (Seduc). O momento de formação é dirigido aos professores da rede regular de ensino que atendem aos alunos do CIES (crianças e adolescentes com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências).
O objetivo do colóquio é fazer um intercâmbio de informações entre os professores da rede regular de ensino sobre a forma de apoio especializado reservado às crianças com deficiência mental realizado no Centro. Objetiva, ainda, servir de subsídio aos professores na medida em que elucida muitas dúvidas sobre questões teóricas e práticas na lida com a escolaridade das crianças com deficiência mental e até sobre questões relacionadas ao próprio contexto da deficiência.
"É de extrema importância estar discutindo com as escolas e com os professores que atendem alunos com deficiência mental, a fim de melhorar o seu aprendizado e engajá-lo de forma satisfatória no ensino regular", disse Fátima Macêdo, diretora do Centro, durante a abertura do evento.
A diretora ratificou a ideia dizendo que a união entre as escolas regulares e as de atendimento especializado é importante para as pessoas com deficiência e deve ser aprimorada cada vez mais, no sentido de acolher e amparar tais crianças. "Este evento tem o propósito de provocar reflexões sobre as concepções, práticas e contextos inclusivos da pessoa com deficiência intelectual. Este ano, estamos recebendo cerca de 100 participantes, de escolas municipais, estaduais e particulares do Piauí", destaca Fátima.
A professora da rede estadual Ana Maria destacou a ação inovadora proposta pelo CIES que tem repercussão por todo o Piauí. "Hoje temos que nos aprimorar como educadores principalmente na questão da inclusão. As leis estão cobrando isso e a sociedade não aceita mais excluir a pessoa com deficiência", finaliza Ana.
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