O Encontro Articulado do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Secretaria de Estado da Educação e as secretarias municipais de educação foi aberto na manhã desta terça-feira (22) pelo governador Wellington Dias e a secretária da educação Rejane Dias. O evento visa promover o atendimento institucional individualizado aos 199 municípios que enviaram representantes. A abertura também contou com a participação de 55 prefeitos.
É a primeira vez que o FNDE vem ao Piauí realizar um atendimento individualizado com todos os municípios. O presidente Idilvan Alencar acrescentou que foi o Estado que obteve a proporcionalmente a maior participação entre os demais onde este tipo de evento já ocorreu.
Durante a abertura Alencar
recebeu pedidos de autoridades municipais, como da secretária de educação de
Água Branca e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação
(Undime/PI), Cleidimar Tavares. "Em 2015 não recebemos nenhuma parcela do
PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e o Programa Mais Educação também
está em atraso. Mesmo assim o Piauí está entre os quatro estados do país em que
todos os municípios sancionaram seus planos municipais de educação, mostrando
nosso compromisso com a educação", destaca Cleidimar.
A secretária Rejane Dias esclarece que o governo do Estado, através da Seduc está empenhado em oferecer educação de qualidade à população e tem a preocupação de trabalhar em conjunto com os municípios para melhorar os índices. "Pautar a educação é priorizar o desenvolvimento do Estado e a melhoria da condição do povo. Por isso é importante a presença da equipe do FNDE para tirar todas as dúvidas dos prefeitos e seus assessores nas áreas da educação e obras e até solicitarem demandas urgentes aqui no Piauí", enfatiza a secretária da Educação.
30 milhões.
De acordo com Wellington Dias, o Governo do Estado firmou um acordo com a União para a liberação de 30 milhões de reais a serem investidos na área da educação, em obras, equipamentos, formação e qualificação profissional. "Nós já temos 30 milhões em andamento, a meta é que possamos tratar de novos convênios até 2016", revela o governador.
Dias explicou que a meta é garantir as condições de destravar convênios do Ministério da Educação (MEC) com o Estado e municípios. "Isso para garantir que tenhamos recursos do Governo Federal para investir em estrutura física, equipamentos e qualificação para a qualidade na educação, que é objetivo principal", frisa o chefe do executivo estadual.