Pedagogos destacam importância de atualização profissional
14/09/2015
Mais de 200 profissionais de todas as Gerências Regionais de Educação (GREs) do Estado se reuniram para particpar do I Encontro de Pedagogos realizado neste fim de semana, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Antonino Freire. A Organização do Trabalho Pedagógico; a análise dos resultados da avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb); a mediação de conflitos nas escolas e o relacionamento interpessoal no contexto escolar foram alguns dos temas abordados no evento.
Para a Coordenadora do Programa Mais Educação em José de Freitas, Lidiana Silva, as oficinas são essenciais na atualização dos profissionais da educação. ?Na oficina relações interpelações no contexto escolar, por exemplo, o tema foi trabalhado através de dinâmicas e o encontro foi muito produtivo?, avalia.
Para a professora Irislene Alves de Carvalho Nunes, de São Pedro do Piauí, a importância das oficinas se consolida em preparar melhor o professor para sala de aula atualizando os conhecimentos. Já para a assessora pedagógica, Rosangela Sampaio, a importância do encontro está na retomada de todos os conteúdos trazidos da faculdade, favorecendo a atualização profissional e a troca de experiências.
Avaliação e Análise dos Resultados do SAEB
De acordo com a mestre em educação, Cleire Amaral, que ministrou oficina com o tema "Análise dos Resultados da Avaliação do SAEB", a proposta era compreender como esse mecanismo de avaliação é composto e a partir daí cada coordenador pedagógico pudesse identificar em sua escola qual é o seu ponto fraco. "Além disso também discutimos medidas para melhorar a aprovação e para melhorar a aprendizagem", disse.
Durante a oficina os profissionais fizeram a análise da Prova Brasil por níveis e discutiram a questão da reavaliação do currículo. ?Não ensinamos apenas para avaliação ou para o Prova Brasil, ensinamos porque temos uma obrigação no currículo nacional. A prova é só um jeito de se monitorar se cada escola está ensinando o que o currículo estabeleceu. E é muito sério essa questão do currículo porque ele é um pacto social e não ensinar o currículo que lhe foi confiado como educador é um crime?, analisa a professora Cleire Amaral.