Acontece, nesta sexta-feira (11), o I Encontro de Formação Continuada dos pedagogos da Educação Básica do Estado. Mais de 200 profissionais participam do evento realizado pelo Instituto de Educação Antonino Freire / Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica, que tem como tema "O pedagogo no atual contexto: identidade e perspectivas".
O evento tem como objetivo proporcionar aos profissionais momentos de reflexão sobre seu papel como docente, coordenador pedagógico, gestor escolar, como supervisor e como pedagogos que atuam em hospitais, empresas privadas ou Organizações Não Governamentais (ONGs), voltadas para a prática educativa dos sujeitos
"Este é um encontro extremamente significativo, considerando o papel que tem o pedagogo na escola, já que não é diretor e nem está em sala de aula, mas na maioria das vezes acaba assumindo todas as funções. Queremos aqui discutir e buscar a redefinição do nosso papel", explica o diretor de formação do Instituto, Sebastião Ferreira.
A formação iniciou com palestra sobre a formação do pedagogo no contexto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Plano Nacional de Educação (PNE) e Currículos da Formação Inicial, ministrada pela Profa. Ma. Dalva Stella Dantas, ex-aluna e ex-professora do Antonino Freire.
"Ficamos do portão à sala de aula. E como ainda não temos definidas quais as reais atribuições do pedagogo dentro da escola, este é um espaço de socialização muito válido, que pode nos ajudar também a melhorar o desempenho do nosso trabalho", garante Lídia Marques, pedagoga da U. E. João Clímaco D?Almeida.