Após participar da Olimpíada Brasileira de Robótica Teórica que aconteceu dia 21 de agosto em todo Brasil, (nas escolas que fizeram inscrições), a estudante do CEMTI João Henrique, Helen Tamires dos Santos Paiva, foi uma dos 12 alunos que obtiveram as melhores notas e está elegível a participar da seleção para as 27 vagas do curso de robótica que acontece em Uberlândia - MG.
Este minicurso visa introduzir o aluno, que fez a prova teórica, no mundo da robótica móvel inteligente, ensinando-o a projetar, programar e competir com robôs.
Para Helen esse foi uma grande oportunidade. "Me sinto muito emocionada em estar representando a escola, o meu estado e estar orgulhando a minha família que sempre me deu muito apoio", comenta a estudante.
Na listagem dos 12 alunos do Piauí, 9 são alunos participantes do Projeto
Robótica Formando Cidadãos, dentre eles Helen,
onde o professor orientador do Instituto Federal do Piauí, Francisco
Marcelino Almeida. De acordo com o professor na sede da
escola haviam 114 inscritos dentre alunos do IFPI, IFMA, CEMTI e Escoteiros
onde 9 tiveram as melhores notas.
"Na categoria que a Helen participou ela fazia parte da prova de nível 5 onde ela e 98 outros alunos estavam inscritos para tal atividade", disse o professor.
OBR
A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq que utiliza-se da temática da robótica - tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens ? para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil utilizando essa temática. A OBR destina-se a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.