Ícone buscar

Escola cria oficina de modelagem em 3D para ensinar matemática

  • 09/09/2015



Colocar o aluno para aprender geometria em 3D na prática e de forma lúdica. Esta foi a proposta de uma atividade realizada na manhã desta quarta-feira (9), no prédio do Instituto Federal do Piauí (IFPI), pelos alunos o terceiro ano do Colégio Estadual Zacarias de Góis - Liceu Piauiense.

O projeto é realizado através de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o IFPI para o Programa Institucional de Iniciação a docência (Pibid) que incentiva os estudantes das universidades públicas a auxiliarem os professores nas escolas vivenciando o cotidiano da sala de aula.



O professor de matemática do Liceu, Raimundo Tito Filho, dividiu a experiência em dois momentos. Primeiramente foi realizado a parte teórica em sala de aula e a segunda contou com a participação do professor especialista em 3D do IFPI, Francismar Holanda.

"Com as aulas teóricas de geometria espacial os bolsitas Pibid repassaram o conteúdo para os alunos com foco na questão do 
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A questão experimental permite ao aluno visualizar e entender o conteúdo de forma diferente, saindo da rotina da sala de aula", afirma o professor.



Cerca de quarenta alunos da turma de tempo integral do Liceu Piauiense estiveram na oficina de geometria em 3D para constatar os ensinamentos teóricos com experimentos no laboratório. Os alunos tiveram acesso aos materiais de forma concreta, tendo uma aula divertida visando fortalecimento da prática docente na sala de aula.

"Estamos vendo a prática e passamos a ver o conteúdo de forma diferente ainda mais com a geometria 3D", ressalta a aluna Ananda Barbosa, que pretende cursar Arquitetura. Já para Iacidara dos Santos a atividade da escola é mais um incentivo para o conteúdo do Enem. "Como eu faço parte do ensino integral, ficamos muito tempo na escola que vem realizando revisões de preparação do Enem e esta atividade só ajuda nos estudos", conclui.

Projetos fora da sala de aula



Raimundo Tito ressalta ainda que o projeto de atividades práticas vem motivando os alunos no estudo pela matemática. Outros projetos implementados pela escola na disciplina estão sendo realizados para tornar o conteúdo mais atrativo, como o experimento matemático da Torre de Hanói com atividade realizada no pátio da escola.

Outras Notícias

Notícias
06/11/2025

Robô que “lê mentes” é criado por Estudantes da Rede Estadual de Boqueirão do Piauí

Notícias
06/11/2025

Seduc divulga locais e horários de provas das turmas ITA/IME e cronograma para medalhistas de olimpíadas científicas

Notícias
06/11/2025

Com direito a aula do Governador Rafael Fonteles, Pré-Enem Seduc Day coroa preparação dos Estudantes Seduc para o Enem 2025

Notícias
05/11/2025

Estudantes e Professora do CETI João Alves de Macêdo apresentam projeto em Encontro Nacional com foco no ensino de Biologia

Notícias
05/11/2025

Professores do Piauí recebem Carteira Nacional Docente e vouchers do Programa Mais Professores em solenidade com o Ministro Camilo Santana

Notícias
05/11/2025

Estudante do CETI Domício Magalhães conquista bicampeonato brasileiro Interclubes de Karatê em João Pessoa