Um consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, visitou no último fim de semana o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do município de Redenção do Gurgueia, 695 Km de Teresina. O prédio é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) e teve obras paralisadas em 2014, sendo retomadas e concluídas pela atual gestão.
Segundo o gerente de redes - UAB / SUPES / Seduc, Orisvaldo Castro, foram vistoriadas as estruturas físicas, como salas de aula e laboratórios, humana, administrativa e tecnológica, como internet e multimídia. Não foram encontradas pendências.
"O objetivo da visita do consultor foi verificar se a infra-estrutura física, tecnológica e de recursos humanos é compatível com o Sistema UAB para ofertar cursos a distância conforme os Referenciais de Qualidade do MEC. A partir dos dados coletados será produzido um relatório de visita técnica, especificando a viabilidade de articulação de cursos no polo", explica o gerente.
A Seduc agora aguarda a liberação para a realização do vestibular para esse polo em 2016. A expectativa é que sejam ofertados inicialmente os cursos de química, matemática e pedagogia nesse polo, atendendo também municípios vizinhos a Redenção do Gurgueia.