A Unidade Escolar Monsenhor Raimundo Nonato Melo, em Teresina, programa a execução de mais uma edição do projeto Café Antropológico e Literário, que será realizado no dia 11 de setembro, na sala de Recursos Audiovisuais da escola, às 16h.
O II Café Antropológico e Literário terá como tema a obra ?O Quinze? de Raquel de Queiroz e envolverá os alunos da 1ª série do Ensino Médio, turno tarde. O projeto estimula os estudantes a pesquisarem sobre os escritores e entenderem a narrativa e importância histórica de cada obra literária.
"O corpo administrativo e os professores da escola estão engajados para promover a leitura e discussão das obras com foco nas questões socioculturais que fizeram e fazem parte da formação da sociedade brasileira", disse Mirlane Ramos, diretora da U.E. Monsenhor Raimundo Nonato Melo.
No I Café, realizado no ano passado, os alunos da 2ª série do Ensino Médio desenvolveram um estudo poético e social sobre a Obra "O Cortiço", de Aluísio Azevedo, orientados também pela professora idealizadora do Projeto, Rejane Batista.
O projeto envolve as disciplinas de sociologia, filosofia, história e língua portuguesa, como coautoras do projeto.
Raquel de Queiroz e "O Quinze"
Rachel de Queiroz estreou na literatura brasileira com a publicação do livro "O Quinze", seu primeiro romance, em 1930. Foi a primeira mulher a fazer parte da Academia Brasileira de Letras. A obra, pouco tempo depois de ser publicada, foi alvo de críticas dos intelectuais e autoridades da época, por abordar a grande seca que ocorreu no nordeste brasileiro no ano de 1915.