Escolas do Piauí são reconhecidas em prêmios educacionais
03/09/2015
Como forma de propagar as boas ações educacionais que vêm sendo desenvolvidas nas escolas de todo o País, são realizados anualmente os Prêmios Professores do Brasil e Gestão Escolar. E as escolas estaduais piauienses vêm se destacado nas premiações. A Unidade Escolar José Alves Bezerra, localizada em Monsenhor Hipólito, município que fica a 360 km de Teresina, foi uma das escolas premiadas nacionalmente em 2013, tendo sido premiada também em âmbito estadual, juntamente com a unidade Escolar Paulo Ferraz, de Capitão de Campos, e o Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) Didácio Silva, em Teresina, que ficaram com o 2º e 3º lugar no Estado, respectivamente.
Nos últimos anos, o número de escolas estaduais piauienses inscritas no Prêmio Gestão cresceu de forma consistente. Na edição de 2010 foram finalizadas apenas 19 inscrições para o prêmio. Em 2012 foram finalizadas 49 inscrições e em 2013 esse número subiu para 132 inscrições. Um dos motivos é o apoio e o estímulo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
Com foco na meta 17 do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata da valorização dos profissionais do magistério das redes públicas de Educação Básica, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Ministério da Educação (MEC) estabeleceram a Iniciativa "Educadores do Brasil", uma integração dos Prêmios Professores do Brasil e Gestão Escolar.
O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do MEC que, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), está na 9ª edição. A meta é reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Todos os professores de escolas públicas da Educação Básica podem se inscrever enviando um relato do trabalho desenvolvido com uma turma de alunos.
O Prêmio Gestão Escolar (PGE) é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) que busca estimular a autoavaliação nas escolas públicas de forma a colaborar para o crescimento da instituição e, consequentemente, melhorar o processo de ensino aprendizagem. O prêmio é direcionado para escolas da Educação Básica das redes estadual e municipal.
De acordo com Maria do Carmo Pires, gerente de Gestão da Seduc e coordenadora estadual do PGE, a integração dos dois prêmios é importante porque causa um fortalecimento das iniciativas, provocando uma autoavaliação do trabalho executado no ambiente escolar.
"Quando você motiva a escola a se inscrever e fazer uma autoavaliação das ações executadas, abre espaço para que sejam divulgadas as boas ações e as experiências exitosas que acontecem no ambiente escolar. Temos várias escolas que desenvolvem ações maravilhosas e não aparecem, bem como professores que têm projetos fantásticos mas que não saem de dentro da escola. Os prêmios servem exatamente para isso, para que haja uma socialização das ações positivas que acontecem diariamente nas nossas escolas", explica Maria do Carmo.
O Prêmio Gestão Escolar, que fomenta a melhoria do sistema educacional, foi instituído pelo Consed em l988 e no Piauí em 1999. Esse projeto passou alguns anos sem ser realizado (de 2008 a 2010), tendo sido resgatado no Piauí em 2010 e voltando a ser realizado em 2011. Prêmio Gestão Escolar
O Prêmio Gestão Escolar, realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), estimula a melhoria da gestão das escolas públicas.
Ao fazer o cadastro, os diretores têm acesso a um instrumento de autoavaliação dos processos de gestão e a um roteiro para o planejamento de um plano de ação, a ser construído com a comunidade escolar.
O Prêmio busca reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias. Podem participar escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais, representadas pelo diretor.
As cinco escolas finalistas e a vencedora recebem o diploma de "Destaque Regional" e "Referência Brasil", respectivamente. É concedida também premiação em dinheiro, de forma não cumulativa de 6 mil reais para as escolas indicadas como "Destaque Estadual/Distrital"; 10 mil reais para as escolas selecionadas como "Destaque Regional" e 30 mil para a escola classificada como "Referência Brasil". O diretor da escola "Referência Brasil" receberá 6 mil reais.
A Seduc premiará, no âmbito estadual, a melhor escola da rede ensino, sendo que a primeira escola receberá 5 mil reais, a segunda escola recebe 3 mil e terceira melhor escola do estado recebe 2 mil reais. Além destas premiações, os diretores e coordenadores ganharão uma viagem para uma capital do Nordeste para intercâmbio com outras gestões escolares.
Prêmio Professores do Brasil
O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica, e está na 9ª edição. A meta é reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.
Todos os professores de escolas públicas da educação básica podem se inscrever e, para participar, é preciso produzir um relato de experiência, evidenciando sua qualidade e resultados obtidos como registro fotográfico ou vídeo de materiais didáticos produzidos ou das atividades realizadas com os alunos; estatísticas que demonstrem efetiva melhora nos indicadores educacionais de acesso, de permanência e de rendimento dos alunos envolvidos; artigos e matérias publicadas em jornais, revistas e Internet.
As categorias de premiação são:
*Creche - Educação Infantil; *Pré-escola - Educação Infantil; *Ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos - Anos iniciais do Ensino Fundamental; *4º e 5º anos - Anos Iniciais do Ensino Fundamental; *6º a 9º anos - Anos Finais do Ensino Fundamental; *Ensino Médio
Serão premiados 5 professores em cada uma das 6 categorias, totalizando 30 experiências selecionadas, cada uma com R$ 7.000,00. Em cada categoria deverá ser premiado 1 professor por região geográfica do país. Dentre os cinco professores premiados em cada categoria, um será selecionado para receber premiação extra de 5 mil reais, por categoria. As escolas nas quais foram desenvolvidas as 30 experiências selecionadas serão premiadas com placa comemorativa.
Em nível estadual, o professor receberá uma viagem para intercâmbio em alguma capital do Nordeste a ser escolhida.
As inscrições para os dois prêmios terminam dia 14 de setembro e podem ser feitas via internet, através do endereço eletrônico http://www.educadoresdobrasil.org.br/.
Outras Notícias
Notícias
17/05/2025
Diálogos pelo Piauí: Seduc fortalece Educação e atenção à Primeira Infância em Campo Maior
Notícias
17/05/2025
Estudantes Seduc vivenciam literatura de Torquato Neto em noite especial no Theatro 4 de Setembro
Notícias
16/05/2025
Seduc e Detran abrem inscrições para CNH Social Estudantil com 10 mil vagas gratuitas no Piauí
Notícias
16/05/2025
CCL é reinaugurado com estrutura moderna e foco em aulas práticas e imersivas
Notícias
16/05/2025
Gestores da 1ª GRE vivenciam imersão no CETI Augustinho Brandão e fortalecem excelência na Educação
Notícias
16/05/2025
Professores Seduc participam de formação do MEC para levar inovação e tecnologia às salas de aula
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.