Ação da Seduc e Controladoria reduz gastos com energia elétrica
31/08/2015
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou um programa de redução das despesas com energia elétrica, por meio da Controladoria Geral do Estado em acordo com a Eletrobras Piauí. A economia poderá chegar a 40% em algumas escolas.
O auditor governamental, Nuno Kauê Bezerra, que atua diretamente junto à Seduc, informou que a maior parte da energia utilizada pela Secretaria é adquiria por demanda, ou seja, é pago um valor mensal contratado previamente com base na previsão de gastos. ?O problema é que em muitas escolas e outras unidades da Secretaria, a compra está muito acima do que é utilizado. Dessa forma, iniciamos um estudo junto a Eletrobras para identificar onde isso ocorre e reduzir o valor da compra em demanda?, explicou o controlador.
De início foram encontradas 12 escolas com consumo bem inferior ao contratado. Nesse grupo de escolas era pago o valor mensal de R$ 60 mil e estima-se que após o ajuste com o consumo real o valor possa cair para R$ 40 mil. ?Já estamos com um ofício em mãos para a secretária Rejane Dias assinar e encaminharmos para a Eletrobrás fazer os ajustes. Vamos contratar uma demanda mais adequada com o consumo?, completou Nuno.
Ainda este ano, o estudo deve se estender às demais escolas do Estado e unidades administrativas da Seduc. ?Estamos buscando reduzir vários tipos de gastos para que os recursos economizados sejam empregados onde são mais necessários, que é a promoção do ensino?, declarou a secretária Rejane Dias.