Dois dos três diretores da Unidade Escolar Zacarias de Goes, o Liceu Piauiense, estiveram na tarde desta quinta-feira (27) na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para acompanhar o processo de realojamento dos alunos da escola que estão assistindo aulas no prédio da U. E. Anísio de Abreu. A Seduc, o Ministério Público, professores e alunos firmaram um termo de compromisso no início do mês para concretizar esse ato.
Segundo o diretor da Unidade Administrativa da Seduc, Ronald Moura, o processo de locação do novo imóvel está em fase de conclusão e logo os alunos do Liceu aguardarão, em um local mais confortável, a reinauguração da escola prevista para outubro próximo.
"Temos o compromisso de garantir a esses e a todos os alunos da rede condições adequadas para que o processo ensino-aprendizagem possa ocorrer de maneira eficiente. Estamos diariamente trabalhando, com o acompanhamento do Ministério Público, com nossas áreas técnicas para cumprir com as exigências legais, as vistorias e as adaptações necessárias no novo imóvel, para que a transferência dos alunos do Liceu ocorra o mais rápido possível", destaca o diretor.
O diretor da escola, Antonio
Avelar, relata que está pedindo paciência aos alunos e professores e que todos estão
trabalhando para que a educação se concretize. "Estamos trabalhando dia e noite
para que nossos alunos não sejam prejudicados. O problema da obra do Liceu é
antigo, mas agora vemos que a solução está bem próxima", finaliza.
A reforma do Liceu foi iniciada em 2014, mas logo foram paralisadas por falta de repasses. A atual gestão estabeleceu novo calendário e nos últimos meses acelerou a execução para garantir a entrega de forma mais célere possível. A pressa é para garantir a normalidade para a rotina dos mais de 1.300 alunos da entidade. Eles estão assistindo as aulas na Unidade Escolar Anísio de Abreu, no bairro Cabral, e no Instituto de Educação, no Pirajá.