Alunos de Geoprocessamento da Seduc conhecem uso de Drones
21/08/2015
Os alunos do curso técnico de Geoprocessamento, do Centro de Ensino Profissionalizante de Tempo Integral (Cepti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde tiveram, na manhã desta sexta-feira (21), a oportunidade de conhecer os usos de drones, um Veículo Aéreo Não Tripulado controlado a distância por meios eletrônicos.
Na demonstração feita por dois integrantes do Clube do Drone de Teresina, Tiago e Juarez, os estudantes puderam ter uma noção do uso do equipamento para mapeamento geográfico.
De acordo com a professora Danielly Ferreira, este é um projeto para a semana dos cursos técnicos, que acontece em novembro, e "para dar abertura a essa semana trouxemos a demonstração de drones, voltados para a área do geoprocessamento, que podem fazer mapeamento de áreas, coberturas de construções civis, dentre outras funções".
Após a apresentação, os instrutores responderam perguntas dos alunos, que se mostraram bastante entusiasmados com o equipamento apresentado, questionando sobre utilidades dos drones, altura de voo, alcance do rádio utilizado para comunicação, duração da bateria e outras.
Na sequência, os alunos se deslocaram até uma área aberta próxima para ver o funcionamento do equipamento.
Geoprocessamento
O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados, que utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possam associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) oferece o curso técnico em Geoprocessamento para alunos da rede pública, formando tecnólogos preparados para o mercado de trabalho logo que terminam o Ensino Médio.
O tecnólogo em Geoprocessamento lida com a medição e a caracterização de terrenos. Ele trabalha basicamente com agrimensura, cartografia e sensoriamento remoto para mapear lotes; focar o território de maneira integrada, considerando os aspectos físicos, humanos e técnicos, além de utilizar tecnologias avançadas, entre elas imagens de satélites e radar, e também conhecimentos de topografia para os mapeamentos.
Outras Notícias
Notícias
17/05/2025
Diálogos pelo Piauí: Seduc fortalece Educação e atenção à Primeira Infância em Campo Maior
Notícias
17/05/2025
Estudantes Seduc vivenciam literatura de Torquato Neto em noite especial no Theatro 4 de Setembro
Notícias
16/05/2025
Seduc e Detran abrem inscrições para CNH Social Estudantil com 10 mil vagas gratuitas no Piauí
Notícias
16/05/2025
CCL é reinaugurado com estrutura moderna e foco em aulas práticas e imersivas
Notícias
16/05/2025
Gestores da 1ª GRE vivenciam imersão no CETI Augustinho Brandão e fortalecem excelência na Educação
Notícias
16/05/2025
Professores Seduc participam de formação do MEC para levar inovação e tecnologia às salas de aula
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.