A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Alunos de Geoprocessamento da Seduc conhecem uso de Drones
21/08/2015
Os alunos do curso técnico de Geoprocessamento, do Centro de Ensino Profissionalizante de Tempo Integral (Cepti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde tiveram, na manhã desta sexta-feira (21), a oportunidade de conhecer os usos de drones, um Veículo Aéreo Não Tripulado controlado a distância por meios eletrônicos.
Na demonstração feita por dois integrantes do Clube do Drone de Teresina, Tiago e Juarez, os estudantes puderam ter uma noção do uso do equipamento para mapeamento geográfico.
De acordo com a professora Danielly Ferreira, este é um projeto para a semana dos cursos técnicos, que acontece em novembro, e "para dar abertura a essa semana trouxemos a demonstração de drones, voltados para a área do geoprocessamento, que podem fazer mapeamento de áreas, coberturas de construções civis, dentre outras funções".
Após a apresentação, os instrutores responderam perguntas dos alunos, que se mostraram bastante entusiasmados com o equipamento apresentado, questionando sobre utilidades dos drones, altura de voo, alcance do rádio utilizado para comunicação, duração da bateria e outras.
Na sequência, os alunos se deslocaram até uma área aberta próxima para ver o funcionamento do equipamento.
Geoprocessamento
O geoprocessamento é o processamento informatizado de dados georreferenciados, que utiliza programas de computador que permitem o uso de informações cartográficas (mapas, cartas topográficas e plantas) e informações a que se possam associar coordenadas desses mapas, cartas ou plantas.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) oferece o curso técnico em Geoprocessamento para alunos da rede pública, formando tecnólogos preparados para o mercado de trabalho logo que terminam o Ensino Médio.
O tecnólogo em Geoprocessamento lida com a medição e a caracterização de terrenos. Ele trabalha basicamente com agrimensura, cartografia e sensoriamento remoto para mapear lotes; focar o território de maneira integrada, considerando os aspectos físicos, humanos e técnicos, além de utilizar tecnologias avançadas, entre elas imagens de satélites e radar, e também conhecimentos de topografia para os mapeamentos.
Outras Notícias
Notícias
23/08/2025
Estudantes da rede estadual apresentam inovação, cinema e literatura no Cajuína Geek
Notícias
22/08/2025
Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 reúne mais de 460 Estudantes para revisão em Castelo do Piauí
Notícias
22/08/2025
Seduc realiza Congresso Internacional de Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo
Notícias
21/08/2025
Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 revisa conteúdos com mais de 400 Estudantes da rede estadual em Castelo do Piauí nesta sexta (22)
Notícias
21/08/2025
Estudantes piauienses vivem imersão em programação, robótica e cultura durante intercâmbio em Portugal
Notícias
21/08/2025
Estudantes Seduc exploram o Parque Nacional de Sete Cidades em aula ao ar livre
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.