Antonino Freire realiza I Encontro de Formação Continuada dos Professores de Português
20/08/2015
Teve início nesta quinta-feira (20) e segue até a sexta-feira (21), no auditório do Centro de Formação Antonino Freire, o I Encontro de Formação Continuada dos Professores de Língua Portuguesa da Educação Básica. Com o tema "Formação Docente: o ensino de língua portuguesa e o desafio de formar leitores" a iniciativa reúne cerca de 200 professores da rede estadual de ensino, incluindo as cinco Gerências Regionais da capital ( 4ª, 18ª, 20ª, 21ª e 19ª) em atividades como palestras, oficinas e mesa de debates.

A diretora geral do Antonino Freire, Maria Xavier, durante abertura do Encontro destacou que este é o 6º encontro de formação dentro da nova proposta do Antonino Freire. "Trata-se de nova proposta de formação continuada, pois sabemos que o processo da docência é muito dinâmico e tudo isso requer um professor mais preparado. Pensando nisso a Secretaria de Educação abraçou a causa da educação continuada. Hoje, temos dentro da estrutura do Antonino Freire uma diretoria de formação com duas gerências, uma voltada para a formação de professores e outra voltada para a formação do núcleo gestor", explicou.
Para a professora Elaine Oliveira, da Unidade Escolar Professor Pires de Castro, a principal relevância da iniciativa consiste em motivar os professores a promoverem um trabalho diferenciado. "Despertar nos professores a vontade de desenvolver projetos que incentivem mudanças significativas no processo de ensino-aprendizagem é o maior ganho", avalia a professora.
Um dos pontos altos do encontro ficou por conta dos alunos da escola de ensino médio João Henrique de Almeida Sousa, do bairro Morada Nova. Eles emocionaram os professores, trazendo uma pequena demonstração de um projeto cultural desenvolvido na escola e que tem revelado grandes talentos da música.
Outro ponto alto do Encontro foi a apresentação de experiências exitosas como a Academia de Letras Juvenil da Escola Nossa Senhora da Paz, localizada na Vila São José da Costa Rica. De acordo com o professor responsável pela iniciativa, as 25 cadeiras da academia são ocupadas por jovens talentos da literatura. Alguns ex-alunos já se destacaram em vestibulares nas universidades públicas do Estado. "Acredito que a educação tem o poder de salvar vidas", diz o professor idealizador da Academia.
A programação do Encontro para essa quinta encerrou com a palestra da professa Maria das Graças Targino com o tema "O professor como sujeito na formação de leitores". Amanhã o Encontro continua das 8 às 18 horas com mesa redonda, debates e troca de experiência entre os professores.
Direção convida professores a participar do I Simpósio da Educação Básica
Durante a abertura do evento, a diretora geral Maria Xavier convidou os professores a participaram do I Simpósio dos Professores da Educação Básica que acontecerá de 27 a 30 de outubro. "O Simpósio será um momento de socialização e debate, aberto a professores de todas as áreas do conhecimento. Os professores podem participar tanto com a apresentação de trabalhos (inscrições até dia 30 de agosto) quanto como ouvintes", diz.
A programação do Simpósio compreenderá
sessões técnicas nas quais serão apresentados trabalhos originais de pesquisa,
resultados de estudos de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), pós-graduações
e/ou ainda de projetos desenvolvidos em sala de aula, com abordagens
atualizadas em relação ao processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica.
Para mais informações sobre a programação, minicursos e cronograma, acesse o site http://seduc.pi.gov.br/siproeb/.