A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Seduc discute meios de retomar o Programa Olhar Brasil no Piauí
17/08/2015
Na manhã dessa segunda (17), a Secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, recebeu o coordenador do Programa Olhar Brasil no Piauí, Weimar Santos, e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para discutir e viabilizar meios de retomar o Programa Olhar Brasil no Estado.
O Programa, que nas edições anteriores oferecia consultas oftalmológicas, óculos e cirurgias oculares ao público do Brasil Alfabetizado e Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi reformulado. Nesta nova edição o programa será destinado à todos os alunos da Educação Básica das redes públicas estaduais e municipais de ensino, em média 120 mil estudantes devem ser atendidos.
Na reunião, a Secretária enfatizou a importância de, inicialmente, dar prioridade a garantia do recurso para conseguir dar o andamento correto ao Programa, no que cabe à Seduc. "É importante pensar no projeto como um todo. Vou sentar com o governador e discutir meios para isso", afirmou Rejane Dias.
O Olhar Brasil é um programa do Governo Federal que funciona por meio de parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação. No Piauí, 188 municípios aderiram ao programa. O próximo passo é conseguir destravar os recursos para oferecer as consultas e quando necessário os óculos aos alunos da Educação Básica.
A Seduc entra com a logística, fazendo a triagem daqueles alunos com dificuldade de enxergar. "A criança, para ver o quadro e ler o livro, precisa ter a saúde visual muito boa e bem cuidada. Então com esse programa nós buscamos esse objetivo porque muitas criança não conseguem nem ser alfabetizadas apenas por uma questão visual", explicou Viviane Fernandes, Superintendente de Ensino da Seduc.
Segundo o coordenador do Programa no Piauí, a nova edição do Olhar Brasil deve iniciar o quanto antes, já que boa parte das questões burocráticas foram resolvidas. "Nós estamos quase finalizando o termo final. Já fizemos o levantamento da logística e das cidades em que o Olhar Brasil vai começar. Essa missão é difícil, mas estamos empenhados no intuito de ver o Programa com mais qualidade, contribuindo para reduzir ainda mais o percentual de evasão escolar", declarou Weimar Santos.
Outras Notícias
Notícias
23/08/2025
Estudantes da rede estadual apresentam inovação, cinema e literatura no Cajuína Geek
Notícias
22/08/2025
Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 reúne mais de 460 Estudantes para revisão em Castelo do Piauí
Notícias
22/08/2025
Seduc realiza Congresso Internacional de Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo
Notícias
21/08/2025
Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 revisa conteúdos com mais de 400 Estudantes da rede estadual em Castelo do Piauí nesta sexta (22)
Notícias
21/08/2025
Estudantes piauienses vivem imersão em programação, robótica e cultura durante intercâmbio em Portugal
Notícias
21/08/2025
Estudantes Seduc exploram o Parque Nacional de Sete Cidades em aula ao ar livre
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.