Ícone buscar

Professores da rede pública aprovam oficinas de Matemática

  • 17/08/2015

A Secretaria de Estado e Educação (Seduc), por intermédio do Centro de Formação Antonino Freire, realizou no último fim de semana uma capacitação para os professores de matemática que atuam na rede pública de ensino. Durante o I Encontro de Formação Continuada, os professores redescobriram alternativas para mostrar aos seus alunos que ensinar matemática pode ser bem mais interessante do que decorar e aplicar fórmulas. 



Para o professor Antonio Carlos Araújo Oliveira o diferencial do Encontro foi proporcionar uma visão nova para se trabalhar em sala de aula. "Aqui se despertou uma nova visão de como ensinar matemática", avaliou. Já o professor José Luís Oliveira, da Escola Bejamim Batista, complementa que o evento além de proporcionar uma nova visão na didática de matemática, possibilitou aos professores sair da mesmice, oferecendo uma visão atualizada e contextualizada com a realidade dos alunos.

Segundo Mércia Liberato, professora  da Escola Petrônio Portela, o encontro foi uma oportunidade para quebrar alguns mitos, pois não adianta o aluno apenas saber fazer os cálculo, eles também precisam saber utilizá-los. "Espero que esse seja o primeiro de muitos e que possamos levar essa experiência para a escola", avalia.

Entre os atrativos do Encontro destacaram-se as oficinas de xadrex e o uso de aplicativos como a "geógebra" no ensino de matemática. De acordo com o professor Franjosan Gomes dos Santos que ministrou uma das oficinas sobre a aplicabilidade do software "geógebra", o software pode ser instalado em qualquer tipo de celular com sistema androide ou em qualquer computador, facilitando a acessibilidade. "As habilidades que serão trabalhadas a partir da geógebra é que se ensina transformar a parte geométrica em parte algébrica ou vice versa sem necessariamente fazer o cálculo bruto", diz.

Para a professora Verônica Ferreira Lopes da Escola Lourival Parente, as oficinas ministradas durante o encontro foram  muito importante por proporcionar novas experiências e contato com outros professores. "Aqui nós estamos conhecendo novas formas de trabalhar com o aluno a matemática. Nessa oficina estamos vendo como trabalhar a geometria através do material prático", destacou.

Outras Notícias

Notícias
06/11/2025

Robô que “lê mentes” é criado por Estudantes da Rede Estadual de Boqueirão do Piauí

Notícias
06/11/2025

Seduc divulga locais e horários de provas das turmas ITA/IME e cronograma para medalhistas de olimpíadas científicas

Notícias
06/11/2025

Com direito a aula do Governador Rafael Fonteles, Pré-Enem Seduc Day coroa preparação dos Estudantes Seduc para o Enem 2025

Notícias
05/11/2025

Estudantes e Professora do CETI João Alves de Macêdo apresentam projeto em Encontro Nacional com foco no ensino de Biologia

Notícias
05/11/2025

Professores do Piauí recebem Carteira Nacional Docente e vouchers do Programa Mais Professores em solenidade com o Ministro Camilo Santana

Notícias
05/11/2025

Estudante do CETI Domício Magalhães conquista bicampeonato brasileiro Interclubes de Karatê em João Pessoa