Ícone buscar

Professores da rede pública aprovam oficinas de Matemática

  • 17/08/2015

A Secretaria de Estado e Educação (Seduc), por intermédio do Centro de Formação Antonino Freire, realizou no último fim de semana uma capacitação para os professores de matemática que atuam na rede pública de ensino. Durante o I Encontro de Formação Continuada, os professores redescobriram alternativas para mostrar aos seus alunos que ensinar matemática pode ser bem mais interessante do que decorar e aplicar fórmulas. 



Para o professor Antonio Carlos Araújo Oliveira o diferencial do Encontro foi proporcionar uma visão nova para se trabalhar em sala de aula. "Aqui se despertou uma nova visão de como ensinar matemática", avaliou. Já o professor José Luís Oliveira, da Escola Bejamim Batista, complementa que o evento além de proporcionar uma nova visão na didática de matemática, possibilitou aos professores sair da mesmice, oferecendo uma visão atualizada e contextualizada com a realidade dos alunos.

Segundo Mércia Liberato, professora  da Escola Petrônio Portela, o encontro foi uma oportunidade para quebrar alguns mitos, pois não adianta o aluno apenas saber fazer os cálculo, eles também precisam saber utilizá-los. "Espero que esse seja o primeiro de muitos e que possamos levar essa experiência para a escola", avalia.

Entre os atrativos do Encontro destacaram-se as oficinas de xadrex e o uso de aplicativos como a "geógebra" no ensino de matemática. De acordo com o professor Franjosan Gomes dos Santos que ministrou uma das oficinas sobre a aplicabilidade do software "geógebra", o software pode ser instalado em qualquer tipo de celular com sistema androide ou em qualquer computador, facilitando a acessibilidade. "As habilidades que serão trabalhadas a partir da geógebra é que se ensina transformar a parte geométrica em parte algébrica ou vice versa sem necessariamente fazer o cálculo bruto", diz.

Para a professora Verônica Ferreira Lopes da Escola Lourival Parente, as oficinas ministradas durante o encontro foram  muito importante por proporcionar novas experiências e contato com outros professores. "Aqui nós estamos conhecendo novas formas de trabalhar com o aluno a matemática. Nessa oficina estamos vendo como trabalhar a geometria através do material prático", destacou.

Outras Notícias

Notícias
17/05/2025

Diálogos pelo Piauí: Seduc fortalece Educação e atenção à Primeira Infância em Campo Maior

Notícias
17/05/2025

Estudantes Seduc vivenciam literatura de Torquato Neto em noite especial no Theatro 4 de Setembro

Notícias
16/05/2025

Seduc e Detran abrem inscrições para CNH Social Estudantil com 10 mil vagas gratuitas no Piauí

Notícias
16/05/2025

CCL é reinaugurado com estrutura moderna e foco em aulas práticas e imersivas

Notícias
16/05/2025

Gestores da 1ª GRE vivenciam imersão no CETI Augustinho Brandão e fortalecem excelência na Educação

Notícias
16/05/2025

Professores Seduc participam de formação do MEC para levar inovação e tecnologia às salas de aula