Ícone buscar

Encontro de Matemática reúne professores do Piauí e Maranhão

  • 14/08/2015



Temida pela maioria dos estudantes, a Matemática foi a disciplina escolhida para a formação desta sexta-feira (14), organizada pelo Instituto de Educação Antonino Freire/Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Piauí. O I Encontro de Formação Docente de Matemática da Educação Básica visa à troca de experiências entre os docentes que atuam na área, com foco em uma nova abordagem no contexto contemporâneo.

Os docentes foram recepcionados pelo diretor de formação do Instituto, Sebastião Ferreira e, logo após, assistiram palestra com o tema "Educação e Matemática no Contexto Contemporâneo", ministrada pelo professor Ms. Francisco Cristiano da Silva Macedo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).



Para ele, é importante refletir o que é ensinar e como ensinar. "Precisamos saber o que está sendo discutido na academia e o que as pesquisas estão apontando sobre o nosso ensino em sala de aula. Este é um espaço privilegiado para conversarmos sobre isso e gostaria de parabenizar o Estado pela iniciativa".

A programação inclui palestras, cinco oficinas temáticas, mesa-redonda e debates sobre as dificuldades enfrentadas pelos professores no ensino de Matemática e as possibilidades para revertê-las.



Professor de Matemática há 16 anos, Wilton Araújo atualmente é professor do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral (Cemti) João Henrique de Almeida Sousa. Segundo Wilton, a sala de aula no Estado é cheia de surpresas, tanto boas quanto ruins. "Existem salas em que os alunos não sabem nem a tabuada e as operações matemáticas básicas e outras em que os alunos têm o nível tão alto ou maior que os das escolas privadas. Nesse encontro tenho a expectativa de aprender mais e ajudar, principalmente, esses alunos que têm uma defasagem básica".

Maria José Sales, Gerente de Formação e Gestão Escolar da Instituição, faz uma avaliação positiva do trabalho de formação desenvolvido ao longo do semestre e ratifica o compromisso do Governo do Estado em oportunizar aos professores da Educação Básica encontros para discutir e trocar experiências, construindo uma educação coletiva.



Confira programação do Encontro de Matemática:

7h30 - Credenciamento dos Participantes

8h às 10h
Abertura do "I Encontro de Formação Docente de Matemática da Educação Básica".
Palestra: Educação e Matemática no Contexto Contemporâneo.
Profº. Ms. Francisco Cristiano da Silva Macedo (IFMA)

10h às 12h
Mesa Temática: Matemática: Como ensinar? Como aprender?

Metodologias e Fundamentos para a Educação Matemática Contemporânea
Profº. Ms.  Pablo Roberto de Sousa Neto (IFMA)

Tendências Epistemológicas para o Ensino de Matemática
Profº. Ms. Ronaldo Campelo da Costa (IFPI)

A prática da avaliação docente em Matemática na percepção do SAEB/ENEM
Profº. Ms. Alan Kardec Carvalho Sarmento (UFPI)

14h às 17h30
Oficina 1 - Materiais didáticos para o ensino de geometria
Profº. Ms Pablo Roberto de Sousa Neto (IFMA) e Profª. Evangerlandy Gomes de
Macedo (UFPI)

Oficina 2 -  Elaborar sem titubear - Itens de avaliação externa para aproximar o aluno da
Realidade
Profª. Esp. Geisylene Pereira do Nascimento Siqueira (SEDUC)

Oficina 3 - Esportes da mente: xadrez e poker
Profº Esp. Francisco das Chagas Rosa da Silva (SEDUC)

Oficina 4 - Probabilidade na prática
Profº Ms. Francisco das Chagas Silva (IFMA)

Oficina 5 - Utilização da álgebra nas aulas de matemática
Profº Ms. Franjossan Gomes dos Santos (UEMA)


Outras Notícias

Notícias
05/07/2025

Em Domingos Mourão, Secretário Washington Bandeira recebe título de cidadão honorário e visita obras do CETI Maria Isaias de Jesus

Notícias
05/07/2025

Estudantes premiados no Seduckathon inspiram plateia no NEON 2025 com game de Matemática

Notícias
04/07/2025

Seduc realiza pagamento de bolsas a 208 estudantes medalhistas da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI)

Notícias
04/07/2025

De Buriti dos Montes, Estudante Seduc é anunciada Jovem Senadora 2025 e representará o Piauí em Brasília

Notícias
04/07/2025

Secretário Washington Bandeira apresenta boas práticas do Piauí em formação docente durante evento nacional em São Paulo

Notícias
04/07/2025

Turismo Escolar: em Oeiras, Estudantes Seduc do CETI Cônego Cardoso exploram sítios históricos da primeira capital piauiense