Seduc propõe comissão para criar Plano Estadual da Primeira Infância
13/08/2015
A primeira reunião para a criação do Plano Estadual de Educação para a Primeira Infância do Piauí foi realizada na manhã de quarta-feira (12). O plano propõe o tratamento da criança menor de seis anos de forma intersetorial reconhecendo a importância dessa fase da vida crucial para o desenvolvimento do ser humano.
Estavam presentes na reunião a Superintendente de Ensino, Viviane Faria, e representantes da Unicef, do Conselho do Direito a Criança e Adolescente, Conselho Tutelar, do poder judiciário e ONGs.
?Hoje discutimos várias experiências científicas que mostram que essa fase da vida é crucial. A neurociência tem mostrado que se não for feito investimentos nessa fase da vida, posteriormente será gasto com programas de repetência escolar, medidas socioeducativas, programas de gravidez na adolescência. Todos esses problemas são frutos do mal acompanhamento na primeira infância?, ressalta a especialista da Unicef Tati Andrade.
O plano pioneiro no Brasil tem caráter intersetorial envolvendo várias secretarias do governo, o Instituto da Infância e a Plan Internacional, além de ONGs que fazem parte da rede nacional da primeira infância e assumiram o compromisso de apoiar o plano no estado.
A próxima etapa será organizar um seminário para debater a elaboração do plano.