Ícone buscar

Pais e autoridades prestigiam inauguração de primeira Escola Militar

  • 11/08/2015



Uma solenidade com a participação de diversas autoridades e pais de alunos marcou a inauguração da primeira Escola Militar do Piauí: o Cempt Dirceu Mendes Arcoverde, localizado no bairro Morada Nova. O evento contou com a presença do governador Wellington Dias, que deve ampliar a experiência para escolas de outros bairros e cidades.


Em seu discurso, a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, explicou que a proposta não é promover uma educação militar, mas oferecer escolas de ensino médio, onde a disciplina e respeito serão fundamentos constantemente passados aos alunos e à comunidade escolar. "É um sonho para os alunos e principalmente para os pais. Esta é uma experiência piloto, pois já há diversos pedidos para implantarmos em outros locais, tanto em Teresina como em outras cidades", ressaltou a secretária.



A intenção da Seduc é instalar outras unidades em localidades com histórico de violência em Teresina e, futuramente, em outras cidades do Estado. "Não há casos de violência na Dirceu Arcoverde, que já vem sendo administrada por militares e onde começamos a implantar um regime baseado nas escolas militares. O mesmo acontece nas unidades dos outros Estados que foram visitadas por nós", garantiu a tenente Eliz Regina, diretora adjunta da Unidade Escolar.

Na Escola Militar os estudantes são cobrados pelo cumprimento dos horários, realização das tarefas, pelo tratamento cordial e respeitoso aos professores, aos colegas, servidores e diretores, além da higiene e organização. Os professores serão civis e a base das disciplinas será adequada aos parâmetros curriculares adotado pelo Ministério da Educação para o ensino médio. Porém, os alunos terão aulas voltadas para temas como cidadania e disciplina, por exemplo.

 
"Uma esperança para nossos filhos"

 O mecânico Paulo Pereira da Silva estava todo orgulhoso por ver o filho, Washington da Silva, de 16 anos, em forma durante da solenidade de inauguração da Escola Militar. A mesma disciplina que seu filho aprende na escola, é cobrada por seu Paulo, em casa.

"Ele não pode perder essa oportunidade. Essa escola é o mesmo que um sonho, principalmente para quem quer ter uma vida decente", comentou seu Paulo Pereira.

O estudante Tailson da Cunha, de 17 anos, sabe bem disso e não pensa em ir para outra escola. "Aqui é muito organizado, as pessoas fazem tudo o que tem que ser feito. Isso facilita a realização das aulas e o aprendizado", comentou Tailson, que está no 3º ano do ensino médio e pretende cursar arquitetura nos próximos anos.

Seleção

Em breve a Seduc vai anunciar o calendário do processo de seleção de alunos para o ano de 2016. Serão 30% das vagas destinadas aos dependentes de militares que conseguirem a pontuação necessária nas provas classificatórias. As restantes serão destinadas para os estudantes da comunidade que também atingirem o número de pontos necessários para conquistarem as vagas.

Outras Notícias

Notícias
23/08/2025

Estudantes da rede estadual apresentam inovação, cinema e literatura no Cajuína Geek

Notícias
22/08/2025

Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 reúne mais de 460 Estudantes para revisão em Castelo do Piauí

Notícias
22/08/2025

Seduc realiza Congresso Internacional de Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo

Notícias
21/08/2025

Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 revisa conteúdos com mais de 400 Estudantes da rede estadual em Castelo do Piauí nesta sexta (22)

Notícias
21/08/2025

Estudantes piauienses vivem imersão em programação, robótica e cultura durante intercâmbio em Portugal

Notícias
21/08/2025

Estudantes Seduc exploram o Parque Nacional de Sete Cidades em aula ao ar livre