Seduc discute formação técnica na área de energia eólica em Simões
06/08/2015
A Secretária de Estado de Educação (Seduc) está planejando a formação e qualificação de profissionais para trabalhar na área de energia eólica com a chegada dos parques eólicos no Estado. Dando continuidade nestas ações, na última segunda-feira (03), uma equipe da Seduc esteve, no polo de educação de Simões, reunida com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e empresas que estão instalando os parques eólicos no município.
Assim como ocorreu no Parque Eólico Complexo Delta, a Seduc está planejando a implantação de cursos técnicos para sistemas de energias renováveis. No encontro foram discutidas as potencialidades de Simões, onde estão sendo instaladas turbinas de produção eólicas, e ações para uma parceria público/privado com as empresas para colaborar com o desenvolvimento dos municípios no entorno dos parques.
Estiveram presentes as empresas produtoras de energia Rosa dos Ventos, MRS, Contour Global e Queiroz Galvão que estão instalando os parques eólicos no Estado. As empresas planejam fazer investimento na área social, dentre as quais, a principal área a ser desenvolvida será a educação.
Segundo o superintendente de Ensino Superior da Seduc, Carlos Alberto, a reunião entre as instituições formadoras e empresas foi para planejar ações da educação na região. "Essa foi a primeira conversa que tivemos com as empresas de energia eólica no Piauí. Nesse momento se inicia uma parceria entre o setor público e privado. As empresas têm interesse de melhorar os índices educacionais, além do interesse em ter uma educação voltada a resolução no que tange a funcionalidade das empresas de energia. Com as instalações das turbinas a fase seguinte será de produção de energia e manutenção do parque eólico. Então é necessário ter técnicos qualificados trabalhando", destaca o superintendente.
Durante o encontro as empresas se comprometeram a realizar um levantamento de profissionais necessários, as formações técnicas que poderiam ser oferecidas e posteriormente repassar a instituições formadoras de educação.
Ficou acordada uma segunda reunião especifica de trabalho para receber o levantamento da necessidade de técnicos pelas empresas. Na região de Simões encontram-se mais de noventa turbinas instaladas pelas empresas.