Ícone buscar

III Seminário para elaboração do Plano de Educação em Prisões acontece em Teresina

  • 03/08/2015




Na manhã desta segunda-feira (03), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) deram início ao III Seminário para elaboração do Plano de Educação em Prisões.

O plano, que está sendo elaborado pela Seduc, Sejus, Ministério Público, dentre outras entidades, deve se adequar à Lei n° 7.210/84, que garante aos reclusos a oferta de assistência educacional, entre outros benefícios. Das quinze unidades prisionais existentes no Piauí, dez mantêm educação voltada para pessoas privadas de liberdade.



Estão participando do seminário gerentes de presídios, agentes penitenciários, psicólogos, assistentes sociais, gerentes das GREs, coordenadores de ensino e técnicos da EJA de cada GRE, diretores, coordenadores pedagógicos e professores das unidades certificadoras.

Participaram da abertura do evento o secretário da Justiça, Daniel Oliveira, o secretário interino da Educação, Helder Jacobina, deputados estaduais Dr. Hélio e Francis Lopes, a coordenadora do centro de apoio à educação do MPE, Flávia Cordeiro, dentre outras autoridades.



Para a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (UEJA) da Seduc, Conceição Andrade, este momento é de grande importância para que avanços educacionais para essa clientela sejam conseguidos. "Através desse evento estamos reunindo todos os órgãos estaduais envolvidos e buscaremos cooperação para avançar nas políticas educacionais para os internos", ressalta.

Para o secretário de estado da Justiça, Daniel Oliveira, a ideia do Seminário é reforçar a parceria que já existe entre Seduc e Sejus e traçar um plano de metas da educação do sistema prisional, tratando essa temática e estabelecendo diretrizes até 2019. "A partir desse seminário vamos consolidar as metas e pactuar as diretrizes que serão traçadas aqui", explica.



O secretário interino da Educação, Helder Jacobina, afirma que "com esse plano poderemos conseguir recursos junto ao MEC, através do Plano de Ações Articuladas (PAR), para a parte que compete à Educação, de acordo com o decreto nacional que estabelece esse plano estratégico. Recursos esses que poderão ser usados para a aquisição de material didático, acervos bibliográficos, computadores e maiores investimentos na mediação tecnológica para os presídios".

Ao todo, 37 professores atuam em penitenciárias ministrando aulas para 476 detentos dentro das unidades prisionais. O conteúdo e planos de aulas são baseados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).  O Plano irá normatizar as ações dos professores em sala de aula. 



Outras Notícias

Notícias
06/11/2025

Robô que “lê mentes” é criado por Estudantes da Rede Estadual de Boqueirão do Piauí

Notícias
06/11/2025

Seduc divulga locais e horários de provas das turmas ITA/IME e cronograma para medalhistas de olimpíadas científicas

Notícias
06/11/2025

Com direito a aula do Governador Rafael Fonteles, Pré-Enem Seduc Day coroa preparação dos Estudantes Seduc para o Enem 2025

Notícias
05/11/2025

Estudantes e Professora do CETI João Alves de Macêdo apresentam projeto em Encontro Nacional com foco no ensino de Biologia

Notícias
05/11/2025

Professores do Piauí recebem Carteira Nacional Docente e vouchers do Programa Mais Professores em solenidade com o Ministro Camilo Santana

Notícias
05/11/2025

Estudante do CETI Domício Magalhães conquista bicampeonato brasileiro Interclubes de Karatê em João Pessoa