Qualquer pessoa da comunidade pode participar, mas Gestores, educadores e jovens estudantes do Projovem Urbano e do Projovem Campo ? Saberes da Terra devem se envolver no debate sobre o que se quer mudar e como é possível mudar o Brasil, o território e a comunidade.
Até outubro serão realizadas etapas presenciais em todos os estados e uma etapa totalmente digital. Nesses eventos serão discutidos temas relacionados aos direitos dos jovens e estudadas propostas que servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude. Nas etapas estaduais, na etapa digital e em uma etapa especial com as juventudes de povos e comunidades tradicionais serão eleitos 2 mil delegados e delegadas para a etapa nacional, que acontecerá em Brasília.
No Piauí o calendário da 3ª Conferência está dividido nas Etapas livres e territoriais (junho a outubro), Etapas municipais (julho e agosto) e Etapa estadual (setembro e outubro), ainda sem data definida para acontecer.
Todo mundo pode participar da Conferência apontando propostas vinculadas ao tema e para participar é fácil, basta acessar a página da Conferência na internet www.juventude.gov.br/conferencia e seguir o passo a passo para inserir sua proposta. Nas conferências livres é indispensável a participação para formulação e coleta das propostas. Também é necessário participar das etapas presenciais municipais e estaduais para dialogar e elaborar as propostas que serão inscritas na plataforma digital para seguirem para as próximas etapas.
Na página da 3ª Conferência www.juventude.gov.br/conferencia também é possível conhecer o calendário de todas as etapas, acessar os manuais orientadores e os textos norteadores dos debates, assim como ver as notícias do que já está acontecendo pelo Brasil.