A Secretaria de Estado da Educação vai implantar no Piauí as primeiras turmas dos Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). Trata-se de uma nova modalidade de ensino técnico ofertada pelo Ministério da Educação, com carga horária de curta duração.
Os cursos FIC possuem carga horária de no mínimo 160 horas e no máximo 300 horas. Em todo o Estado, serão ofertadas 13.800 vagas.
De acordo com a diretora da Unidade de Educação Técnica e Profissional (Uetep), Adriana Moura, os cursos serão destinados a trabalhadores e alunos do ensino médio ou concluinte do mesmo. "Nesse primeiro momento nos reunimos com representantes do Ministério da Educação, falamos das nossas necessidades e em seguida encaminhamos um mapa da demanda. Estamos agora aguardando respostas dos cursos que serão ofertados no Estado para que possamos conduzir esse processo. A etapa seguinte será a visita da Coordenação Nacional do Pronatec ao Piauí que está prevista para acontecer até o final do mês", afirma Adriana.
A diretora acrescentou ainda que os cursos serão realizados de forma presencial, com jornada escolar diária que pode variar de 3 a 4 horas. Os beneficiários do programa receberão uma bolsa mensal de R$ 120.
A ação faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissional (Pronatec), que proporciona aos alunos das escolas públicas oportunidades e condições de novas habilidades técnicas, contribuindo assim com sua inserção no mercado de trabalho.