Os seminários propõem mudanças nos currículos a partir das avaliações de forma a criar uma Base Nacional Curricular Comum aplicado em todo território nacional, com qualidade universalizada. A ideia do projeto é mudar diretrizes curriculares nacionais do Ensino Médio em todos os Estados do País. Após os dois primeiros anos de formação com os professores serão iniciado os trabalhos no sentido do redesenho da grade curricular das escolas do ensino médio.
A secretária de Estado da Educação parabenizou os coordenadores, diretores, supervisores da rede estadual de educação por atenderam ao convite para estarem nessa avaliação. "Gostaria de parabenizar a iniciativa do MEC e do Governo Federal pela coragem de pautar discussões tão importante nesse encontro como a formação continuada e também as diretrizes do nosso currículo. Assinar o pacto requer também da nossa parte organizar todo o sistema porque quando se discute a base curricular, a formação continuada ninguém pode esquecer também que precisa pensar nos professores, na educação como um todo para obter os melhores resultados", pontua.
A capacitação e acompanhamento são feitos por professores da Universidade Federal e acontece por meio da formação continuada dos supervisores e professores das escolas estaduais que participam das ações em suas unidades escolares. O seminário vai avaliar as melhores questões e sugestões levantadas nas escolas. Posteriormente a discussão para a mudança efetiva da base curricular será coordenada pelo Governo Federal e com base nas discussões anteriores