Com o objetivo de proporcionar mais qualidade no ensino e melhorar a interação dos alunos no ambiente escolar, a Unidade Escolar Firmina Sobreira realizou na tarde desta quarta (09), no Teatro do Boi (bairro Matadouro), o seu 2 º Sarau Literário. Durante o evento, cerca de 200 alunos apresentaram poesias, danças, peças teatrais, paródias e literatura.
O Sarau já faz parte da programação anual da Firmina Sobreira e envolve toda a comunidade escolar, na qual os professores de todas as disciplinas realizam atividades em comum, com os alunos e coordenadores integrando-os. Este ano a escola homenageou o poeta brasileiro Ariano Suassuna.
Para a estudante Melissa Gabriele do 1º ano, que participou da dança sobre o Auto da Compadecida, o sarau trouxe uma outra forma de aprendizado. "Gosto de participar dos eventos que a escola realiza e aqui a gente teve a possibilidade de aprender encenando", conta a aluna.
Para o professor de matemática João Vieira que organizou a peça "O tempo da besteira" com seus alunos, o sarau serviu como estímulo para todas disciplinas. "Procuramos minimizar aqui a questão da disposição dos alunos para o compromisso com a escola e a hiperatividade de outros em sala de aula. Com isso tivemos um ótimo desempenho e estamos solucionando grande parte dos problemas que tínhamos com a dispersão", comemora.
De acordo com a diretora da escola, Marilene Teixeira é com prazer que a escola realiza pelo segundo ano o Sarau. "É muito bom poder ver a participação de todos. Unir teoria e prática, uma vez que podemos observar isso com os bons resultados adquiridos em sala de aula", comenta.
Ariano Suassuna
Ariano Vilar Suassuna nasceu em João Pessoa (PB), em 16 de junho de 1927 e faleceu no Recife (PE) no dia 23 de julho de 2014. Foi um dramaturgo, romancista, ensaísta e poeta brasileiro.
Idealizador do Movimento Armorial e autor de obras como "Auto da Compadecida" e "O Romance d?A Pedra do Reino" e o "Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta", sendo ainda um preeminente defensor da cultura do Nordeste do Brasil.