2ª Convenção do Programa Palavra de Criança capacita coordenadores do Piauí
09/07/2015
A 2ª Convenção do Programa Palavra de Criança - Edição 2015 foi realizada na manhã desta quinta-feira (09), no auditório do Tribunal de Contas do Estado. No evento, que prosegue nesta sexta-feira (10), os coordenadores da educação infantil e fundamental estão sendo capacitados sobre os princípios que norteiam o programa, assim como recendendo orientações sobre a Prova Brasil e outras diretrizes da Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
"O Palavra de Criança é projeto em parceria do Governo do Estado, Unicef e prefeituras municipais que está dando certo. O projeto é genuinamente piauiense e serviu de referência para a elaboração do programa nacional de alfabetização na idade correta. A Secretaria de Educação e o Governo do Estado são parceiros deste projeto", esclarece a secretária de Estado da Educação, Rejane Dias.

Carmem Portela, consultora do Instituto Probem, destaca a importância da capacitação. "Este é o primeiro ciclo de formação com os coordenadores dos 79 municípios que tiveram êxito no programa Palavra de Criança em 2013. Eles foram convidados pela Seduc a participarem novamente do programa e serão essenciais na multiplicação das orientações que estão sendo expostas", esclarece.
Entre as principais diretrizes do Palavra de Crianças, destacam-se: pelo menos 70% das crianças em condição de ler, escrever e compreender um texto adequado a sua idade ao final do segundo ano do ensino fundamental; todas as crianças frequentando Centros de Educação Infantil e escolas por 200 dias e 800 horas anuais; todas as crianças matriculadas no 2° ano do ensino fundamental sendo avaliadas quanto ao nível de alfabetização.

O representante do Unicef, Rui Aguiar, destaca os resultados do Palavra de Criança no Piauí. "No piauí, 79 municípios aderiram ao programa em 2008 e neste período, menos de 50% dos alunos do 5° ano do ensino fundamental sabiam ler, escrever e compreender um texto simples. Em 2013, 60% dos alunos destes municípios até o 3° ano do ensino fundamental estavam alfabetizados na idade correta", esclarece.