Ícone buscar

Estudantes da rede pública recebem gibis que explicam atribuições do Ministério Público

  • 09/07/2015


Os personagens da Turma da Mônica ajudarão estudantes da Rede Estadual de Ensino a entender o papel e as atribuições do Ministério Público. Crianças e adolescentes de 9 a 15 anos são o alvo da iniciativa, uma parceria entre o Ministério Público Federal e as Secretarias de Educação, que pretende distribuir 1 milhão de gibis elaborados pela Maurício de Sousa Produções nas escolas públicas estaduais e municipais.



O Ministério Público do Estado produziu 15 mil exemplares dos gibis "Turma da Mônica e o Ministério Público", a serem distribuídos nas escolas públicas piauienses. Os primeiros estudantes a receber a revistinha foram os da Unidade Escolar Dr. Agnelo Pereira da Silva, localizada no Dirceu I, na manhã desta quinta-feira (09).

O evento aconteceu com a presença de diretores, professores, alunos, do superintendente institucional da Secretaria de Estado da Educação (Supin/Seduc), José Barros Sobrinho, e da procuradora da Justiça, Raquel Normando, que na oportunidade ministrou uma verdadeira aula sobre a revista em pauta.



"As histórias da revista mostram aos alunos que o Ministério Público é um defensor dos interesses sociais e coletivos", frisa Raquel Normando. "No gibi ainda são destacadas questões referentes ao meio ambiente e à defesa do consumidor, além de conter explicações de como o cidadão pode fazer denúncias ao Ministério Público", completa.


 
Para Raquel, mostrar às crianças e adolescentes, por meio de quadrinhos, o papel exercido pelo Ministério Público, cria a possibilidade para aquisição de novos conhecimentos. "A ideia é que cada exemplar possa se multiplicar por três ou quatro. À mãe e ao pai, independentemente do grau de escolaridade, ou qualquer a pessoa com uma linguagem mais simples, que vão poder ler e conhecer a atuação do Ministério Público", explicou.



De acordo com o superintendente institucional da Seduc, José Barros, o principal objetivo é promover uma cultura de paz, conscientizando as crianças sobre a necessidade de evitar a violência. "Trabalhar o aspecto lúdico da comunicação é atualmente algo muito significativo. Precisamos estar mais perto do cidadão, dos jovens, adolescentes e crianças. Os gibis são, ainda, um bom instrumento para isso, pois possuem leitura rápida, lúdica e de fácil compreensão que toca a sensibilidade das pessoas", finalizou.

Outras Notícias

Notícias
17/05/2025

Diálogos pelo Piauí: Seduc fortalece Educação e atenção à Primeira Infância em Campo Maior

Notícias
17/05/2025

Estudantes Seduc vivenciam literatura de Torquato Neto em noite especial no Theatro 4 de Setembro

Notícias
16/05/2025

Seduc e Detran abrem inscrições para CNH Social Estudantil com 10 mil vagas gratuitas no Piauí

Notícias
16/05/2025

CCL é reinaugurado com estrutura moderna e foco em aulas práticas e imersivas

Notícias
16/05/2025

Gestores da 1ª GRE vivenciam imersão no CETI Augustinho Brandão e fortalecem excelência na Educação

Notícias
16/05/2025

Professores Seduc participam de formação do MEC para levar inovação e tecnologia às salas de aula