Ícone buscar

Projeto Leitura Livre é lançado na Penitenciária Feminina de Teresina

  • 08/07/2015

A Secretaria Estadual de Justiça do Piauí (Sejus) lançou, nesta quarta-feira (8), no ginásio da Penitenciária Feminina de Teresina, o projeto Leitura Livre, que tem como objetivo incentivar a leitura entre os internos, colaborando com o processo de reintegração social do detento.

 

O projeto Leitura Livre foi iniciado em março deste ano, na Penitenciária Regional Irmão Guido, na capital, e será estendido para todas as unidades prisionais do Estado. Uma das metas do Leitura Livre é possibilitar a remição da pena.


 

Cada interno recebe um livro e tem até 30 dias para fazer a leitura. Depois desse prazo, ele irá apresentar uma resenha sobre a obra que será avaliada por uma comissão formada por professores da Coordenadoria de Ensino da Secretaria Estadual de Justiça. Para cada livro lido e resenha apresentada há uma redução de quatro dias no tempo da pena.

 

"Acreditamos na ressocialização como uma forma de diminuir a reincidência e garantir a segurança pública e a paz que o povo do Piauí precisa. Por isso, trabalhamos a educação, através do projeto Leitura Livre. Queremos dar oportunidade para os que erraram e merecem uma segunda chance", destaca o secretário estadual de Justiça Daniel Oliveira.

 

A primeira etapa do projeto vai beneficiar cerca de 100 internos. A ideia é estender o Leitura Livre para 1.500 pessoas. "Estamos garantindo os recursos, através da parceria com a Secretaria de Educação do Estado. Nesse primeiro momento, serão investidos R$ 500 mil até o final deste ano para a montagem das salas de leitura e das bibliotecas", informa Daniel.


 

A secretária estadual de Educação, Rejane Dias, que participou do lançamento do projeto na Penitenciária Feminina, acredita que, para promover a ressocialização, é importante fazer os investimentos necessários em educação. "A parceria com a Sejus é muito importante, pois estamos fazendo esse esforço conjunto para levar cursos profissionalizantes às unidades prisionais. A Seduc também vai disponibilizar professores, além de estruturar as bibliotecas, para o projeto Leitura Livre", pontua.


Já O corregedor geral do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, observa que a Lei de Execução Penal permite a remissão da pena com a leitura. "Torço para que vocês consigam reduzir suas penas e voltem para suas famílias, para reconstruir uma nova vida", comenta.

 

A interna Elidiane Barbosa se emocionou ao falar sobre a oportunidade de ser beneficiada com o projeto Leitura Livre. "Quero me doar e fazer o mais que amo: ler. Eu vou me esforçar muito, para que as outras internas também se envolvam nesse projeto e que possam ser reconhecidas lá fora, pois nós somos mulheres guerreiras", declara.


 

Na ocasião, o secretário de Justiça Daniel Oliveira, a secretária de Educação Rejane Dias e o corregedor geral do TJ Sebastião Ribeiro assinaram o Termo de Cooperação Mútua, para a implantação do projeto.

Outras Notícias

Notícias
17/05/2025

Diálogos pelo Piauí: Seduc fortalece Educação e atenção à Primeira Infância em Campo Maior

Notícias
17/05/2025

Estudantes Seduc vivenciam literatura de Torquato Neto em noite especial no Theatro 4 de Setembro

Notícias
16/05/2025

Seduc e Detran abrem inscrições para CNH Social Estudantil com 10 mil vagas gratuitas no Piauí

Notícias
16/05/2025

CCL é reinaugurado com estrutura moderna e foco em aulas práticas e imersivas

Notícias
16/05/2025

Gestores da 1ª GRE vivenciam imersão no CETI Augustinho Brandão e fortalecem excelência na Educação

Notícias
16/05/2025

Professores Seduc participam de formação do MEC para levar inovação e tecnologia às salas de aula