Foi realizado, na manhã desta sexta-feira (3), uma reunião entre os superintendentes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com os gerentes e coordenadores das 21 Gerencias Regionais de Educação (GRE). Na ocasião foram debatidas as diretrizes da pasta e avaliado o primeiro semestre do ano letivo.
A secretária de Estado da Educação, Rejane Dias, participou do encontro e destacou a importância de uma gestão compartilhada e das metas estabelecidas para a educação no Estado. "Iremos ter sempre este contato direto com os servidores da Educação, pois precisamos conhecer de perto as demandas locais e discutir as melhores estratégias para solucioná-las. Atualmente o Piauí ocupa a 19ª colocação no ranking dos Estado em relação ao IDEB e nós queremos ficar entre os dez primeiros. Estamos elaborando uma forma de recompensar os professores, coordenadores e diretores que alcançarem nossas metas, que são atingir um IDEB de no mínimo 4, uma proporção de 25 alunos por professor e uma evasão escolar mínima", disse a secretária durante a reunião.
Entre os temas debatidos no encontro, destacam-se as ações que estão sendo implantadas pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI) que são: entregar até o dia 15 de outubro o sistema de lotação de professores; um programa de monitoramento da internet nas escolas (foi implantando este mês), até dezembro instalar internet por meio de fibra ótica em todas as GREs do Estado e um equipamento que foi implantando por meio de um projeto piloto que controla os acessos na internet (bloqueia sites indevidos).
Outro tema destacado na reunião foi a importância do cadastros das informações no censo de forma fidedigna a realidade. "Muitas escolas ficaram sem receber o repasse do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), sem livros didáticos e sem recursos para a alimentação escolar por conta do cadastro incorreto dos dados do censo em 2014", afirma a Superintendente de Ensino, Viviane Faria.
A superintendente da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (Ugie) da
Seduc, Ana Rejane, esclareceu a importância do cadastro correto das informações
no Educacenso. "O Censo é o retrato que o Ministério da Educação tem para
implementar as políticas educacionais. Estas informações serão as que definirão
o montante de recursos que será enviado para a Educação no Piauí", disse.