Ícone buscar

Antonino Freire forma turma de Secretaria Escolar

  • 02/07/2015




O Centro de Formação Antonino Freire realizou, nesta quarta-feira (01), a formatura de mais uma turma do curso Técnico em Secretaria Escolar. A proposta do curso de Técnico em Secretaria Escolar é qualificar profissionais para atuar, sobretudo, na rede pública de ensino. Participaram da solenidade alunas, professores, familiares e os funcionários do Centro.

A Diretora de Formação do Centro de Formação Antonino Freire, Regina Sabóia, falou em nome da direção do Centro, destacando a importância  da qualificação na vida profissional dos alunos e sobre o compromisso do Centro nessa empreitada. "Em qualquer função que vocês vierem a desempenhar na rede de educação os conhecimentos adquiridos serão fundamentais para o sucesso profissional", destaca.

Ao falar em nome do corpo docente da instituição, um dos professores homenageados pela turma, Sérgio Teixeira, destacou a importância do convívio entre alunos e professores, lembrando que a constante busca pelo aperfeiçoamento e qualificação profissional se soma à troca de experiências vivenciadas nesse período. "O mérito é de vocês, pois a vitória não é dos que saem na frente, mas daqueles que completam a volta. Relembre que muitos  começaram  e desistiram no meio do caminho e hoje os vencedores são vocês", disse o professor.



Para os alunos, a avaliação do curso é positiva. "O profissional de secretaria escolar é como o coração no corpo humano, sua função é fundamental para o correto funcionamento da escola", pondera a aluna Maria de Jesus Alves. De acordo com a aluna Maria Valdelice da Silva, a turma cresceu muito ao longo desses dois anos. "Descobrimos o quanto é importante cada disciplina que foi ofertada no curso e sua aplicação na prática da escola. O que mais me chamou atenção foi o compromisso do corpo docente, isso nos cativou", complementa.

Os alunos destacam o impacto da formação tanto na vida profissional como pessoal dos alunos. "A partir do curso nós passamos a ver o papel do secretário escolar de outra forma. Nós superamos a ideia de que o secretário é apenas o profissional que coloca as notas no diário de classe", diz a concludente Carla Valéria Valadares.  "Na minha vida pessoal mudou muita coisa a partir desse curso. Melhorei na convivência com os colegas, pois eu era muito retraída. Os professores abriram as portas ajudando a clarear nossa mente. O curso melhorou nossa vida", avalia a ex-aluna Maria Guiomar Rodrigues da Rocha.

O Gerente de Formação do Núcleo Gestor do Centro de Formação, Rogério Oliveira, agradeceu a homenagem que a turma fez para os professores e funcionários da escola, frisando que cada conhecimento adquirido é fundamental tanto na emancipação quanto na formação humana do cidadão. 




Outras Notícias

Notícias
06/11/2025

Robô que “lê mentes” é criado por Estudantes da Rede Estadual de Boqueirão do Piauí

Notícias
06/11/2025

Seduc divulga locais e horários de provas das turmas ITA/IME e cronograma para medalhistas de olimpíadas científicas

Notícias
06/11/2025

Com direito a aula do Governador Rafael Fonteles, Pré-Enem Seduc Day coroa preparação dos Estudantes Seduc para o Enem 2025

Notícias
05/11/2025

Estudantes e Professora do CETI João Alves de Macêdo apresentam projeto em Encontro Nacional com foco no ensino de Biologia

Notícias
05/11/2025

Professores do Piauí recebem Carteira Nacional Docente e vouchers do Programa Mais Professores em solenidade com o Ministro Camilo Santana

Notícias
05/11/2025

Estudante do CETI Domício Magalhães conquista bicampeonato brasileiro Interclubes de Karatê em João Pessoa