A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Estado consegue ampliação de vagas para educação profissional
02/07/2015
Acompanhada pelo governador Wellington Dias, a secretária de Educação, Rejane Dias, acertou com o secretário executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, garantir sequência no trabalho de 20 mil novas vagas do Pronatec e 11 mil vagas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) no Estado do Piauí. Essa reunião referendou a promessa da presidenta Dilma Rousseff de garantir a oferta de cursos técnicos via EJA e Pronatec no Piauí.
Rejane afirma que ela e o governador solicitaram a ampliação da educação profissional no Piauí. "O nosso estado tem uma demanda muito grande, crescente por cursos profissionalizantes e nós ficamos muito aquém de toda essa demanda", diz a secretária. "Nós pactuamos, portanto, aqui com o Ministério da Educação a ampliação de novas vagas para o EJA, de tal maneira que vamos chegar a 11 mil vagas a mais".
"Trata-se de ensino técnico e qualificação para pessoas que já estão estudando o ensino médio e que podem fazer junto o ensino profissionalizante e, também, para adultos que não têm nenhuma profissão ou que já tem uma profissão e quer outra especialização", explica o governador. "A ideia é trabalhar essa parceria. A presidenta Dilma deve lançar a proposta agora em âmbito nacional, neste mês de julho, e o Piauí será contemplado."
Pronatec - Com relação ao Pronatec, Rejane Dias explica que só foram pactuadas 560 vagas. ?É um número muito insignificante para a demanda do Estado do Piauí. Abriu-se a possibilidade de entrarmos com o FIC (Formação Inicial Continuada), que é um curso com a duração bem menor do que o técnico?.
A Seduc pretende aumentar a oferta no técnico e implementar a partir de agora o curso FIC com duração menor, também na área da qualificação. A Seduc vai, aumentar, também, o número de novos cursos. "Nós só temos dez para o Estado do Piauí e na grade curricular são mais de cem", diz Rejane.
"Queremos, portanto, ampliar e dar mais opções para os nossos alunos e para as pessoas que queiram se qualificar. Essa é mais uma importante ação do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal a fim de ampliar o ensino profissionalizante", comentou.
Outras Notícias
Notícias
22/08/2025
Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 reúne mais de 460 Estudantes para revisão em Castelo do Piauí
Notícias
22/08/2025
Seduc realiza Congresso Internacional de Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo
Notícias
21/08/2025
Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 revisa conteúdos com mais de 400 Estudantes da rede estadual em Castelo do Piauí nesta sexta (22)
Notícias
21/08/2025
Estudantes piauienses vivem imersão em programação, robótica e cultura durante intercâmbio em Portugal
Notícias
21/08/2025
Estudantes Seduc exploram o Parque Nacional de Sete Cidades em aula ao ar livre
Notícias
21/08/2025
Clássicos da literatura viram memes no Clube de Leitura da rede estadual do Piauí
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.