O Prêmio estimula os jovens a investigarem suas comunidades e a elaborarem projetos que apresentem soluções simples para melhorar o lugar onde vivem, conectando os conteúdos das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática a questões do mundo contemporâneo.
A iniciativa é coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e conta com apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Rede Latino-Americana de Organizações Sociais para a Educação (Reduca), entre outras instituições.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro pelo site www.respostasparaoamanha.com.br. Na primeira etapa acontecerá a seleção regional dos projetos. Serão selecionados 20 projetos em âmbito nacional, indicados pelas Comissões Técnicas Regionais a partir dos critérios estabelecidos em regulamento.
A segunda etapa será voltada para a produção de vídeos. Cada um dos 20 projetos selecionados, por meio dos professores responsáveis e seus alunos, serão transformados em vídeo de até três minutos. A Comissão Julgadora analisará os vídeos juntamente com as demais informações e selecionará os cinco projetos vencedores nacionais.
Na terceira e última fase acontecerá a seleção do vencedor pelo júri popular e do grande vencedor nacional. Os cinco vídeos dos projetos vencedores nacionais serão postados no site www.respostasparaoamanha.com.br para votação popular. O mais votado pelo público receberá o título de "Projeto Vencedor pelo Júri Popular". E dentre os cinco vencedores nacionais, será escolhido pela Comissão Julgadora aquele que será o Grande Vencedor Nacional considerando, além de todos os critérios já avaliados, a originalidade, o caráter de inovação e a relevância quanto ao desafio apresentado.
Os melhores projetos serão premiados e cada uma das escolas responsáveis pelos 20 projetos vencedores regionais receberá um Notebook e uma Câmera Fotográfica/Filmagem. Os cinco projetos vencedores nacionais receberão um Troféu para a Instituição de Ensino; o diretor da escola e o professor responsável receberão, cada um, uma medalha e um Tablet e cada aluno da turma vencedora receberá uma medalha e um Smartphone. E a escola responsável pelo projeto Grande Vencedor Nacional receberá 40 (quarenta) Notebooks, além dos prêmios já mencionados.