Na manhã desta quinta-feira (25) representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Instituto de Educação Antonino Freire e Universidade Estadual do Piauí reuniram-se para discutir o plano de ações desenvolvido pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), sua atuação até o momento, além da continuidade do programa.
O Diretor de formação e Coordenador do Parfor, Sebastião Gomes Ferreira, avaliou positivamente a implantação do programa no Estado. "Nessa primeira reunião discutimos com outras instituições todo o plano de desenvolvimento do PAFOR, a previsão de ofertas de novas vagas e as metas a serem atingidas", afirma o coordenador.
O Parfor é um programa implantado em 2009 com o caráter de colaboração entre a Capes, os estados, municípios, Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior para fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica. De forma que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -LDB.
Segundo o coordenador, a próxima reunião irá debater o possível aumento de vagas disponíveis para licenciatura, segunda licenciatura e formação pedagógica para os professores de educação básica.