Instituto Unibanco capacita técnicos da Seduc para Programa Jovem de Futuro
23/06/2015

Os profissionais da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), que terão a função de supervisionar as escolas que vão participar do Programa Jovem de Futuro, vão participar de uma formação na função de supervisão, com destaque à sua atuação dentro do circuito de gestão nas escolas.
O Jovem de Futuro é uma tecnologia de gestão escolar para resultados que mobiliza estudantes, professores e famílias para garantir que os alunos do ensino médio público tenham um bom desempenho e concluam essa fase escolar, garantindo melhores oportunidades de vida e profissão.
A formação ocorrerá de 23 a 26 de junho e contará com aproximadamente 55 participantes. Nesta etapa, também serão realizadas oficinas de pactuação de metas e visitas técnicas.
O projeto tem o objetivo de melhorar o desempenho educacional dos alunos do Ensino Médio da rede pública do Piauí. Com isso, a intenção da Seduc é também aumentar a posição do Estado no ranking do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), subindo do atual 18º lugar para o 12º, em 2017.
O processo formativo privilegiará a troca de experiências e a construção de conhecimento a partir de discussões sobre as atribuições e papel do técnico da Secretaria dentro do programa Jovem de Futuro, fortalecendo os processos de planejamento, execução e avaliação das escolas visando à melhoria da aprendizagem dos alunos.
Jovem de Futuro
O Jovem de Futuro foi criado pelo Instituto Unibanco em 2007 com a premissa de que a gestão escolar de qualidade, orientada para resultados, pode proporcionar um impacto significativo no aprendizado dos estudantes do Ensino Médio.
O projeto disponibiliza diferentes instrumentos que oferecem suporte para o trabalho de gestão das escolas e das redes de ensino. Os profissionais envolvidos no projeto recebem uma formação, composta de módulos presenciais e a distância. A proposta é relacionar o conceito de Gestão Escolar para Resultados de Aprendizagem com as práticas escolares para que eles possam planejar, executar, monitorar e avaliar as ações da escola, com base nos objetivos almejados.