Ícone buscar

Pronatec Seduc alavanca carreira profissional de alunos no Piauí

  • 22/06/2015



O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)/Seduc - PI  têm mudado a vida de centenas de alunos das escolas públicas estaduais piauienses, dando-lhes oportunidade de conseguir um trabalho qualificado assim que terminam o Ensino Médio.

Este é o caso de João Pedro Rodrigues, ex-aluno do Liceu Piauiense, que fez o curso Técnico em Segurança do Trabalho oferecido pelo Pronatec/Seduc e hoje é funcionário da Unidade de Engenharia da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).

"Quando estava prestes a terminar o curso, procurei a 4ª Gerência Regional de Educação em busca de um estágio. Consegui uma colocação na própria Seduc e, como lá não existia a figura do fiscal de segurança do trabalho, fui convidado a assumir essa função e hoje sou contratado", conta João Pedro.



Como João Pedro, outros alunos do programa participaram de estágios remunerados. Glédson Castro, ex-aluno de Corrente, concluiu o curso Técnico em Administração no início de junho. Após um estágio de três meses na empresa LFG, foi selecionado para trabalhar no Banco do Nordeste.

"O curso do Pronatec me deu uma chance de qualificação que eu vou levar para o resto da minha vida. Junto com minha formação de TI, obtida na escola em que estudei, sei que posso ir muito longe", acredita. Glédson foi aluno do Centro de Educação Profissional de Tempo Integral (Cepti) Dr. Dionísio Rodrigues Medeiros.

Empreendedorismo se aprende na escola

Bruno, Helen, Thaís e Weriton partiram dessa premissa para conquistar o sonho da empresa própria. Alunos do curso Técnico em Administração, ofertado pelo Pronatec/Seduc, usaram o conhecimento adquirido nos 2 anos de curso para abrir uma empresa de animação e decoração de festas em Corrente, cidade onde vivem.

"Os professores sempre propuseram diversas atividades durante o curso. Uma dessas atividades era a criação de empresas para que pudéssemos pôr em prática o que aprendíamos em sala de aula. A Divertik’s nasceu de uma ideia da professora Mônica Pollyana, que achou que era algo com que poderíamos trabalhar e nos divertir ao mesmo tempo", explica Thaís Castro, uma das organizadoras da empresa.



De dezembro de 2014 até agora, a Divertik’s já fez 11 festas e está com a agenda aberta para mais eventos. "Pretendemos continuar investindo na nossa empresa e o curso de administração do Pronatec foi a nossa base para chegarmos até aqui, pois não tínhamos noção nenhuma de como criar um negócio próprio e como ser um empreendedor. O curso nos ajuda muito até hoje, pois tudo o que sabemos sobre empreendimento devemos ao curso", finaliza.

A empresa Divertik’s animação e decoração de festas é formada por Thaís Castro, Bruno Vinicius, Helen Patricia e Weriton Oliveira.

O Programa

A Seduc é parceira demandante desde outubro de 2011, período da criação do Pronatec, e em agosto de 2012 passou a ser parceira ofertante. As primeiras turmas tiveram início em outubro de 2012 e, inicialmente, foram ofertados 3 cursos técnicos (Administração, Informática e Segurança do Trabalho) em 05 Municípios (Teresina, Picos, Floriano, Oeiras e Parnaíba), o que gerou a criação de 22 turmas e 880 vagas.

Em 2013, a oferta ampliou para 08 cursos técnicos (Administração, Informática, Segurança do Trabalho, Instrumentos Musicais, Contabilidade, Recursos Humanos, Manutenção e Suporte em Informática e Enfermagem) e estendeu-se a 34 municípios (Parnaíba, Luís Correia, Cocal, Barras, Esperantina, Pedro II, Piripiri, Teresina, Campo Maior, São Miguel do Tapuio, Regeneração, Valença do Piauí, Pimenteiras, Inhuma, Oeiras, Picos, Floriano, Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí, Bertolínia, São João do Piauí, Simplício Mendes, São Raimundo Nonato, Colônia do Gurguéia, Corrente, Fronteiras, Paulistana, Alto Longá, Altos, Demerval Lobão, José de Freitas, Nazária, União e Pio IX), elevando o número de turmas para 68 e a quantidade de vagas para 2.748.

Em 2014, com o acréscimo de cerca de 1.500 vagas disponibilizadas para os alunos da Rede Pública Estadual de Ensino, por meio do Pronatec Seduc, o número de estudantes que fizeram ou estão terminando uma qualificação profissional de qualidade subiu para 5.100, com previsão de aumento desse número quando for concluída a pactuação para 2015.



Outras Notícias

Notícias
05/07/2025

Em Domingos Mourão, Secretário Washington Bandeira recebe título de cidadão honorário e visita obras do CETI Maria Isaias de Jesus

Notícias
05/07/2025

Estudantes premiados no Seduckathon inspiram plateia no NEON 2025 com game de Matemática

Notícias
04/07/2025

Seduc realiza pagamento de bolsas a 208 estudantes medalhistas da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI)

Notícias
04/07/2025

De Buriti dos Montes, Estudante Seduc é anunciada Jovem Senadora 2025 e representará o Piauí em Brasília

Notícias
04/07/2025

Secretário Washington Bandeira apresenta boas práticas do Piauí em formação docente durante evento nacional em São Paulo

Notícias
04/07/2025

Turismo Escolar: em Oeiras, Estudantes Seduc do CETI Cônego Cardoso exploram sítios históricos da primeira capital piauiense