A Secretária de Estado da Educação e
Cultura, Rejane Dias, acompanhada por uma equipe técnica da pasta, reuniu-se, na
tarde desta sexta-feira (12), com os 24 diretores de escolas jurisdicionadas
pela 20ª Gerência Regional de
Ensino (GRE). A reunião de hoje prossegue às visitas que a gestora está fazendo
as GREs do Estado. Na ocasião, os diretores apresentaram as principais demandas
das escolas e expuseram alternativas para melhorar a Educação no Estado.
"Desde o início da nossa gestão,
estamos indo pessoalmente para as GREs para conhecer de perto as demandas dos
diretores das escolas. Pois herdamos uma secretaria com vários problemas, entre
eles: o teste seletivo dos professores substitutos expirado, 308 obras paralisadas
e uma dívida no montante de R$ 100 milhões", afirma Rejane Dias.
As escolas da 20ª
GRE contabilizam mais de 16 mil alunos, dentre elas a unidade escolar que
possui o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ? IDEB, é
o Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Darcy Araújo, que alcançou a nota
6,0 (nota prevista para ser alcançada em 2021).
"Nas escolas da 20ª GRE observamos que o CETI Darcy Araújo
é a escola com o maior IDEB, porém temos também algumas que alcançaram a nota
de 2.0. Nossa intenção é nivelar as escolas da rede pública estadual. Inclusive
vamos criar o nosso próprio IDEB para que possamos avaliar todas as escolas
estaduais", esclarece Rejane Dias.
O Centro Estadual de Educação
Profissional de Tempo Integral (Cepti) Governador Dirceu Mendes Arcoverde é outra
escolas jurisdicionada pela 20ª GRE. Ela será
a primeira escola militar do Piauí, sendo que outras três serão implantadas em
Teresina.
As principais demandas apresentadas
durante a reunião foram: violência e climatização. Em relação à violência, o programa Ronda
Escolar foi lançado no mês de maio e gradativamente está reduzindo a violência ao
redor das escolas da rede estadual. O policiamento nas escolas da 20ª GRE que apresentaram problemas com violência
serão intensificadas.
Em relação à climatização das escolas,
o principal entrave é a ausência de uma subestação, o que limita a tensão da
rede elétrica nas escolas. Atualmente a Unidade de Gestão da Rede Física (Ugerf)
da Seduc contabiliza 62 subestações prontas para serem instaladas, 114 em licitação
de execução e 100 em licitação de projeto.