A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Coral da Seduc inicia atividade junina nas escolas da rede estadual
12/06/2015
Mês de junho é tempo de festa junina. Marcado pelas fogueiras que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas e lugar das comidas típicas. É nesse clima de arraial que o Coral da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), iniciou nesta sexta-feira (12) a participação nas atividades juninas das escolas da rede estadual.
A primeira apresentação foi na Unidade Escolar Nossa Senhora da Paz. O evento teve o objetivo de integrar os alunos e ensiná-los as músicas regionais folclóricas, como Asa Branca, Olha Pro Céu, Vida de Viajante, Baião, Respeita Januário, entre outras. Logo depois da apresentação, os coralistas fizeram uma quadrilha improvisada na qual todos puderam participar.
"Todo ano, nós do coral, fazemos questão de montar apresentações folclóricas e sempre tentando inovar", diz a coordenadora do Coral, Francinete Carvalho, acrescentando que as escolas têm uma receptividade com as pessoas do coral. "Eles prestam muita atenção nas músicas. Com isso, nos sentimos acolhidos e firmes para continuar", afirma.
Festas Juninas
As festas juninas são, na sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje são conhecidas tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Santo Antônio, São João e São Pedro, principalmente. A música e os instrumentos usados, como cavaquinho, sanfona, triângulo ou ferrinhos, reco-reco etc, estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos povoadores e imigrantes do país irmão.
As roupas caipiras ou saloias são uma clara referência ao povo campestre, que povoou principalmente o Nordeste do Brasil e muitas semelhanças podem ser encontradas no modo de vestir "caipira", tanto no Brasil como em Portugal.
Outras Notícias
Notícias
22/08/2025
Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 reúne mais de 460 Estudantes para revisão em Castelo do Piauí
Notícias
22/08/2025
Seduc realiza Congresso Internacional de Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo
Notícias
21/08/2025
Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb 2025 revisa conteúdos com mais de 400 Estudantes da rede estadual em Castelo do Piauí nesta sexta (22)
Notícias
21/08/2025
Estudantes piauienses vivem imersão em programação, robótica e cultura durante intercâmbio em Portugal
Notícias
21/08/2025
Estudantes Seduc exploram o Parque Nacional de Sete Cidades em aula ao ar livre
Notícias
21/08/2025
Clássicos da literatura viram memes no Clube de Leitura da rede estadual do Piauí
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.