Com a finalidade de auxiliar na elaboração do plano diretor na área penitenciária do Governo de Estado do Piauí aconteceu nesta quarta-feira, 09, reunião técnica com representantes do Conselho Nacional de Polícia Criminal Penitenciária do Ministério da Justiça autoridades da OAB, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Corpo de Bombeiros, Secretarias Estaduais de Educação, Trabalho e Justiça.
Na reunião foram apresentadas e debatidas questões resultantes das inspeções técnicas realizadas nas instalações dos presídios da Major Cesar, Irmão Guido e Penitenciária Feminina, para verificar as atividades nas áreas de saúde, educação e trabalho.
Representando a secretária de Educação Rejane Dias, o superintende Institucional José Barros declara que a inspeção é fundamental para a melhoria dos serviços realizados no sistema prisional. "É importante, entre outros itens, para que seja feita uma avaliação da estrutura e do atendimento jurídico. A partir do relatório elaborado pelos conselheiros do Ministério onde serão apontadas quais melhorias são necessárias para este sistema", diz.
Segundo José Barros, o debate é interessante, pois serve para que as autoridades locais possam encontrar juntas as soluções precisas. "Atualmente existem projetos educacionais com o intuito de ajudar a melhorar as condições nos presídios. Por exemplo, a Educação já instalou os kits tecnológicos do Programa de Educação com Medição Tecnológica nas unidades da Major Cesar, Irmão Guido e Penitenciária Feminina, esperando apenas o levantamento da Justiça com a informação de quais alunos estão aptos à serem matriculados no Curso Preparatório para o ENEM e EJA", informa o superintendente.
Claudia Bezerra