Inscrições abertas para o I Encontro de Educação Inclusiva do Antonino Freire
10/06/2015
De acordo com a política pública de inclusão, toda escola deverá aceitar matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais na sala de aula comum. Neste sentido, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), por meio do Instituto de Educação Antonino Freire/Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Piauí, promove, no dia 12 de junho, o I Encontro de Educação Inclusiva: Educar para a Cidadania.
O objetivo do evento é discutir com os professores a diversidade no universo escolar, bem como a efetiva inclusão dos alunos. Para a Gerente de Formação e Gestão Escolar, Maria José Sales, os cursos oferecidos pelo Centro terão sempre o olhar voltado para a política de inclusão. "Neste curso, em especial, vamos falar para o professor da Educação Básica sobre a importância do processo inclusivo, tendo como foco sua postura em sala de aula. É preciso oferecer a oportunidade de discutir estratégias de inclusão", afirma a gestora.
O I Encontro de Educação Inclusiva é aberto para professores da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino pertencentes à 4ª, 10ª, 18ª e 19ª Gerências Regionais de Educação (GREs). As vagas são limitadas e os interessados devem procurar as GREs para realizar as inscrições.
Segundo Claudia Martins, coordenadora do evento, a maioria dos professores possui algum problema de voz. Por isso, além da mesa redonda e oficinas, os participantes terão ainda a oportunidade de participar de palestra com a professora e fonoaudióloga, Manuela Luchesi Torres, sobre a voz como instrumento de trabalho do professor.
PROGRAMAÇÃO:
7h30 - 8h
Credenciamento dos Participantes e Entrega de Material
8h
Abertura do I Encontro de Educação Inclusiva: Educar para a Cidadania
10h30 - 12h
A voz como instrumento de trabalho do professor (a)
Palestrante: Fonoaudióloga Drª. Manuela Luchesi Brazil Araújo Torres
12h - 13h30
Almoço no local do evento
14h - 17h30
Oficina 1 - Perspectivas de inclusão do aluno com surdez em sala de aula
Oficina 2 - Perspectivas de inclusão do aluno cego ou baixa visão na sala de aula
Oficina 3 - Perspectivas de inclusão do aluno com deficiência intelectual na sala de aula
Oficina 4 - A diversidade e gênero nas relações sociais da escola
Oficina 5 - Perspectivas de inclusão do aluno autista na sala de aula
Oficina 6 - Contação de histórias em libras para crianças com surdez
Oficina 7 - Prática de inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação
18h
Encerramento