Com o tema "Atenção: É sua vida! É minha vida! São nossas Vidas", os alunos do CEMTI Didácio Silva, realizaram na manhã desta sexta (29), no balão da avenida principal do Dirceu, uma ação do Maio Amarelo com panfletagem educativa, cartazes e música.
O Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil com a intenção de colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.
De acordo com o diretor do CEMTI, Alberto Machado, essa é a primeira vez que a escola realiza o evento. "Ano passado participamos de uma atividade do Detran, agora realizamos na nossa comunidade com o apoio dos alunos e professores, por acreditarmos que cada um pode fazer a sua parte". O diretor lembrou ainda que a Polícia Rodoviária Federal e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS) foram parceiras do evento.
A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, as campanhas de conscientização contra o vírus HIV - a mais consolidada nacional e internacionalmente.
Já para a gerente da 21ª GRE Valderice de Carvalho, a iniciativa da escola é bastante importante. "Todas as escolas deveriam seguir o exemplo da Didácio, uma vez que o trânsito envolve vidas. É um trabalho louvável e significativo", afirma.
O evento contou ainda com a participação do superintendente de educação para o trânsito na Seduc, Raimundo Araújo, que conscientizava os motoristas e pedestres que passaram pelo balão da Fundação Bradesco, e da Big Band Poty, banda de música da escola que durante o encontro tocou várias músicas, chamando a atenção dos transeuntes.