Participam dos Jepeps estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas estaduais na categoria infantil (de 12 a 14 anos) e infanto (de 15 a 17 anos), masculino e feminino. Estão sendo disputadas as modalidades: handebol, voleibol, basquetebol, atletismo, badminton, futsal, tênis de mesa e xadrez.
A terceira etapa (fase final dos jogos) será realizada em Teresina, no mês de junho, com os classificados das 21 GREs. A delegação de cada Gerência Regional de Educação será composta pelo campeão de cada modalidade individual e também coletiva.
Os campeões dos Jepeps vão representar as escolas públicas da rede estadual de ensino na seletiva para os Jogos Escolares Piauienses (JEP 2015), realizada pela FUNDESPI, no final do mês de junho. Da seletiva sairá a delegação piauiense para disputar os Jogos Escolares da Juventude/JEJ 2015, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro.